O 2º Arraiá do Restorante O Caipira teve a participação de um dos maiores violeiros do país, Mazinho Quevedo. O evento celebra e valoriza a cultura caipira, com música ao vivo, gastronomia e espaço típico de festas ‘na roça’.
O evento aconteceu na sede do O Caipira, no bairro São Geraldo, em 25 e 26 de julho. Pessoas de diversas gerações participaram, de crianças e adolescentes até os avós. O arraiá resgatou a cultura das festas de interior.
Laura levou a avó Rai, de nova Viçosa (Bahia), para curtir o Arraiá O Caipira. Para a avó, é “maravilhoso, é um frio gostoso, a comida maravilhosa” e brincou “é um choque térmico e cultural, mas estou amando”. A neta fala que “trazer ela foi algo diferente, para conhecer mais a nossa cultura nesse lugar legal, muito gostoso”.
A proprietária do O Caipira, Lidiane Alves, destaca que “o maior ganho é ver que a pessoa gostou. Deixamos tudo aconchegante, muitas mesas espalhadas, segurança, crianças brincando, boa comida ao som de uma boa viola. A gente tenta passar isso, aqui a roça é de vocês. Seja para curtir de dia ou quanto temos eventos à noite”.
Na barraca do Correio Elegante estava a esperança de uma cantada ou para o amor. A brincadeira ajuda solteiros na conquista e reforça o romantismo de casais. Essa barraca a e a ‘Cadeia’, são típicas de festas de interior. “O pessoal adorou as brincadeiras. mandaram ‘prender’ muita gente. Lembrou uma brincadeira da infância”, diz Lidiane
O Caipira tem tudo ligado à cultura da caipira e até de festa junina, lembra a proprietária. No cardápio estavam canjiquinha com costelinha, dobradinha, feijão tropeiro, torresminho, milho cozido, curau e mais pratos típicos.
A festa começou em 2023, realizada em apenas um dia e lotou. “Foi um sucesso, a festa cresceu e neste ano fizemos dois dias. A gente faz tudo com muito carinho para receber nossos clientes e ter um momento de confraternização.” Músicos da região se apresentaram, entre eles, Leandro Damasceno, parceiro do ‘restorante’ há anos.
Mazinho Quevedo e O Caipira
Mazinho Quevedo tem 35 anos de carreira como cantor, músico e compositor. A principal atração do Arraiá O Caipira, já foi indicada ao Grammy Latino, tem trilhas em programas de TV e atuou no filme Menino da Porteira.
O violeiro fez muitos shows no Sul de Minas, por meio do produtor musical Marcílio Alves. O produtor, falecido em 2010, criou o O Caipira, gerenciado atualmente pela família. Lidiane via Mazinho vir ao local como cliente e se emociona por ele se apresentar no arraiá.
Ele fala do prazer de voltar a Pouso Alegre. “A referência que tenho daqui é o Marcílio, foi muito meu amigo e de muitos artistas. Sou cidadão pousoalegrense, fiz muitas amizades aqui. Sempre lembro do O Caipira pela família e pela culinária relacionada à cultura caipira, além da música.”
O arraiá ressalta justamente a valorização da cultura caipira, que para ele é fundamental. “Levo essa cultura e música raiz comigo por todo o Brasil. A música caipira é parte da família, do coração e nunca acaba.”
Agenda de eventos
Tem novidade! É a festa que vai celebrar o aniversário de 44 anos do O Caipira, em setembro, no ‘restorante’. Lidiane garante que o Arraiá também entrou para o calendário de festas da cidade e será realizado todo ano.
Quer saber mais sobre o que acontece no O Caipira? É só acompanhar no Instagram @ocaipira1980. O telefone para contato, reserva de mesas ou para pedir o cardápio das marmitas que são repletas de sabor é (35) 99954-2232.