Um homem que trabalha como guia de turismo em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no sul de Minas, está desaparecido. Josmar Pereira de Brito, de 44 anos, foi visto pela última vez na sexta-feira (19/7).
Militares do Corpo de Bombeiros de Varginha/MG e Extrema/MG continuam na busca pelo desaparecido. Esta quinta-feira (25/7) é o terceiro dia de procura. Cães do canil militar estão auxiliando os militares no trabalho.
Josmar Pereira é nascido em Camanducaia, mora atualmente em Bragança Paulista/SP e vai até o distrito sul mineiro para trabalhar como guia de turismo. O carro dele foi encontrado em uma área rural, próximo a plantações de eucaliptos.
De acordo com os bombeiros, os trabalhos realizados em dois dias foram estrategicamente divididos. As áreas estão também sendo sobrevoadas com drones, por quadrantes. Mais de 1,1 milhão de metros quadrados já foram vistoriados, sendo 588 m² no primeiro dia e 512 m² no segundo dia de buscas.
“Essa área é uma área enorme de floresta plantada. São eucaliptos. Então essa área é extensa. A gente pega o último ponto visto da pessoa e a gente faz um raio de um quilômetro e meio. Não é da nossa cabeça, porque todos os estudos e as estatísticas mostram que as pessoas se perdem, se confundem, ou falecem, ou estão perdidas andando em círculo numa área dessa. Então, mesmo assim, a gente faz essa delimitação e essa área é enorme. Fazendo um quilômetro e meio de raio, essa área fica muito grande”, explicou o Corpo de Bombeiros.
Mas, os Bombeiros explicaram que algumas questões têm dificultado as buscas, como floresta muito fechada, emaranhada, suja de galhos, além do frio intenso, com os termômetros marcando 0ºC no fim da madrugada e início da manhã.
“No primeiro dia, sobrevoamos as áreas em verde. Essas buscas foram marcadas aí com GPS. Essas trilhas não são humanas, são trilhas feitas pelos cães. Já a marcação amarela é do segundo dia. Então, o primeiro dia verde, o segundo dia amarelo e no terceiro dia, que vai ser hoje (25/7), é vermelha. E assim a gente vai trocando de cores Em alguns locais a gente encontra ou demarca as áreas que não há possibilidade essa pessoa estar. Então, são as áreas brancas”, explicou sobre o mapa.
Os Bombeiros ainda salientaram a importância de buscar ajuda pelo 193, rapidamente, quando se percebe o desaparecimento de alguma pessoa. “Quanto mais rápido, mais chances de encontrarmos a vítima em boas condições”, citou a corporação.