Os robôs vão substituir os humanos?
Esse é um questionamento que ganha cada vez mais força com o avanço das tecnologias e a necessidade de maior produtividade. Leia o artigo.
Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 22 julho 2024Esse é um questionamento que ganha cada vez mais força com o avanço das tecnologias e a necessidade de maior produtividade. Leia o artigo.
Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 22 julho 2024Será que os robôs vão substituir os humanos no trabalho? Esse é um questionamento que ganha cada vez mais força com o avanço das tecnologias e a necessidade de maior produtividade para que as empresas tenham sucesso em um mercado altamente competitivo.
Em muitas ações que realizamos durante nossa viagem de imersão ao ecossistema de inovação europeu interagimos unicamente com máquinas. No Parque de Inovação da Suíça, localizado em Biel/Biene, presenciamos inúmeros processos industriais, de saúde e de serviços (como comércio) sendo realizados por robôs de altíssima precisão.
Conheça mais sobre o ecossistema de inovação europeu
Uma clara demonstração que SIM, as máquinas podem realizar 100% do serviço antes realizado pelo ser humano, o substituindo integralmente.
Uma realidade que gera insegurança à todos nós mas que, necessariamente, não significa que você e todos os trabalhadores irão perder os seus empregos.
A evolução, na verdade, revolução por que passamos está associada à transformação digital que se aplica a todos os negócios: indústria, comércio, saúde, educação e a todos os demais.
As novas tecnologias em constante evolução, as mudanças do comportamento do consumidor, a crise climática e os conflitos e insegurança global colocam um ritmo acelerado nas mudanças nos negócios e nas carreiras.
Um importante alerta para os empresários e líderes para avaliar o quanto seus negócios estão preparados para este momento, o que chamamos de grau de maturidade. Profissionais e estudantes devem avaliar o quanto estão se preparando para este novo cenário.
Fique por dentro do Mundo BANI a nova realidade de incertezas e oportunidades
Esse futuro que é realidade hoje, requer novas habilidades, competências e atitudes de empreendedores, líderes, profissionais e estudantes. Como disse Albert Einstein “Eu não temo o futuro. Temo que a humanidade não esteja à altura dele.”
• Avalie quais processos de seu negócio podem ser automatizados e otimizados
• Estabeleça um plano de transformação do negócio alinhado com sua estratégia
• Lembre-se que a transformação é do negócio e a tecnologia não faz nada sozinha: considere as pessoas e a organização, a visão e estratégia, os indicadores e os processos
• Para ter resultado é fundamental engajar a liderança e a alta gestão na mudança
• Esteja atento às novas habilidades e conhecimentos que estão sendo exigidos
• Participe de reuniões, workshops e cursos para se atualizar
• Lembre-se que hoje os “soft skills” são ainda mais importantes que os “hard skills”
• Mantenha uma rede de relacionamento e busque momento de networking
• Realize cursos que promovam as novas habilidades e competências
Nós compartilhamos da visão de Bill Gates de que a inovação e os avanços da tecnologia podem levar à sociedade à um patamar de desenvolvimento, mais igualitário e sustentável.
Inspiração para a Transformação de Negócios e Carreiras
“Acredito que robôs e humanos podem trabalhar juntos para criar um futuro melhor para todos.” Bill Gates (Fundador da Microsoft)
Nossos colunistas:
Andrea Garanovscki de Paula, empreendedora e especialista em marketing e inovação, atuando em grandes organizações com digitalização, martech, gestão de dados e projetos ágeis e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais.
Ricardo Santucci, é empreendedor e profissional com experiência em transformação de negócios e estratégias de digitalização, gestão da inovação, cultura de dados e projetos ágeis em empresas de diferentes segmentos e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu