Pouso Alegre

Polícia Civil passa a ter acesso às câmeras de monitoramento em Pouso Alegre

Imagens serão repassadas para a PCMG após os crimes, para análises e investigações, diferentemente do trabalho da PMMG que é preventivo

Iago Almeida / 16 julho 2024

Foto: Divulgação PMPA

A Polícia Civil de Minas Gerais passa a ter acesso às câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) e Sistema de Monitoramento Municipal (SIM), inaugurado pela prefeitura de Pouso Alegre em maio deste ano. São 140 câmeras para checagem e intervenção em tempo real na segurança da cidade.

Ao ser inaugurado, a Polícia Civil estava incluída ao sistema integrado, que conta ainda com a Polícia Militar, Defesa Social, Polícia Penal e Bombeiro. Mas, a PCMG decidiu por não manter um policial dentro da sala de monitoramento.

Com isso, a corporação assinou com a prefeitura um acordo de cooperação técnica, onde um software é disponibilizado dentro da Delegacia da Polícia Civil, para acesso às Câmeras. O intuito é auxiliar nas investigações e/ou prevenção de situações que causem insegurança a população.

O termo foi assinado pelo prefeito Coronel Dimas e a Delegada de PCMG, Stela Pires Boczar. Em conversa com o Terra do Mandu, a delegada disse que, diferentemente da PM, a Polícia Civil não faz um trabalho preventivo de monitoramento e sim, pós crime. Por isso, as imagens serão repassadas para a corporação após o cometimento do crime.

“A Polícia Civil trabalha com após o fato criminoso acontecer. Então não é um trabalho preventivo de monitoramento igual a Polícia Militar. Por isso, a gente não teve interesse de colocar alguém lá dentro. A gente tem interesse de acesso às câmeras, que foi o convênio firmado”, explicou a delegada.

Foto: Divulgação PMPA

A prefeitura informou que vai ampliar o serviço de monitoramento na cidade com o total de 174 câmeras instaladas até o fim deste ano. A câmera direcionada, a Fisher Eye com visão 360 graus e a LPR que faz leitura de placas de veículos. Saiba mais:

Mais Lidas