Veículo de 98 metros com carga especial segue pela Fernão Dias, sentido SP
Transformador fabricado em Betim será exportado para o Chile. Carga e viga transportadora pesam 630 toneladas e passam por Sul de Minas.
Nayara Andery / 16 julho 2024Transformador fabricado em Betim será exportado para o Chile. Carga e viga transportadora pesam 630 toneladas e passam por Sul de Minas.
Nayara Andery / 16 julho 2024O veículo de quase 100 metros de comprimento, que transporta um transformador elétrico, passou por Pouso Alegre, na Fernão Dias, na manhã desta terça-feira (16/7). O comboio viaja a 38 km/h e a fila atrás é de cerca de 10 km de lentidão.
São 630 toneladas entre veículo e carga, sendo 280 toneladas só do transformador. O veículo tem 7,36 metros de largura, 44 eixos e 312 pneus.
No comboio sentido SP estão veículos da Polícia Rodoviária Federal, Arteris e a transportadora Transdata, responsável por esse transporte. A operação para em média a cada 10km, para desafogar o fluxo de veículos.
Motoristas devem redobrar a atenção no período da operação. Quando a carga excedente chegar no km 900, na praça de pedágio em Cambuí, o veículo vai ter que seguir pela pista sentido BH, na contramão.
O motivo é que o trecho está com obras na pista sentido SP. A Arteris vai fechar e sinalizar a rodovia entre o km 900 e 909, enquanto a carreta passar pelo local. A previsão é que a carreta volte para a pista sentido SP no km 905.
O transformador de energia foi fabricado em Betim e será exportado para o Chile. A previsão é que o conjunto chegue a Atibaia, na noite de quinta-feira (18/7).
Segundo Wanderley Soares, gerente de operações da Transdata, a carga segue pela Fernão Dias e depois pela rodovia Dom Pedro. Ela será levada para o Porto de Itaguaí, em Itaguaí (RJ).
Para transportar o transformador ‘gigante’ é necessário uma linha de 44 eixos, que forma a viga transportadora. “A velocidade máxima desse veículo em locais planos é de 38km/h, sendo que a velocidade média é de 20km/h”, conta Wanderley.
Dois operadores viajam nas cabines de comando, sobre as vigas do veículo. “O da frente corrige a inclinação do terreno, é responsável pela estabilidade do veículo. O operador da cabine traseira faz a direção manual da carreta traseira, para que ela acompanhe a da frente.”
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu