A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um “jamer”, bloqueador de sinal de rastreadores de veículos, e conjuntos de placas de veículo falsificadas na Rodovia Fernão Dias, no sul de Minas. A apreensão aconteceu durante fiscalização de combate à criminalidade nesta semana.
Segundo a PRF, o dispositivo eletrônico usado para bloquear sinais de comunicação (telefonia móvel, como GPS, Wi-Fi, e até mesmo rastreadores) estava sendo transportado por uma mulher em um ônibus. O veículo saiu de São Paulo/SP e seguia para Nepomuceno/MG.
A passageira disse que iria “ganhar bem” para realização do transporte. Mas, ela foi parada na fiscalização na altura do km 871 da Fernão Dias, município de Pouso Alegre/MG. A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.
A função principal de um jamer é criar uma espécie de “bolha” ao redor, impedindo a transmissão ou recepção de dados e chamadas. Em muitos casos, ele é utilizado por criminosos para impedir que o sinal dos caminhões roubados chegasse até os satélites e as empresas de segurança que monitoram os veículos.