Região

Escolas suspendem aulas após casos de sarna humana em alunos e servidores

Em nota, Prefeitura de Poço Fundo confirmou surto de "escabiose" em uma escola municipal e suspensão das aulas por três dias na cidade

Iago Almeida / 10 julho 2024

Imagem da Escola Municipal Doutor Lélio de Almeida, onde casos foram confirmados / Foto: Google

A prefeitura de Poço Fundo suspendeu, por três dias, as aulas nas escolas municipais da cidade. O motivo seria a confirmação de surto de sarna humana entre estudantes e servidores de uma unidade educacional. A suspensão foi comunicada nesta quarta-feira (10/7).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos de escabiose foram confirmados em 11 pessoas, sendo nove estudantes e dois servidores. Outros oito casos suspeitos seguem em investigação. Todos são da Escola Municipal Doutor Lélio de Almeida.

Com isso, as aulas acabaram suspensas em nove escolas e uma creche. A secretaria ainda confirmou que a desinfecção do prédio da escola será feita a partir desta quinta-feira (11/7). As crianças contaminadas têm entre 6 e 11 anos, segundo a prefeitura.

Logo pela manhã, a escola emitiu um comunicado aos pais e responsáveis pelos alunos, informando que “as crianças que apresentarem feridas na pele ou coceira estão sendo encaminhadas para as famílias e só poderão retornar à escola após apresentarem um atestado médico confirmando que estão livres da doença”. 

O comunicado da prefeitura diz que as aulas ficarão suspensas até sexta-feira (12/7), mas que o prazo poderá ser estendido, caso haja mais casos. Representantes da escola, Secretarias de Educação e Saúde, Vigilância Sanitária e Regional de Saúde de Alfenas se reuniram em Poço Fundo para tratar o caso.

A escola onde houve os casos fica na Rua Nair Vieira Alves, no centro de Poço Fundo, e atende o ensino fundamental I (1° ao 5º ano). Enfermeiras e Agentes de Saúde estão distribuindo folders com orientações sobre a doença pela cidade.

Os pacientes suspeitos e diagnosticados estão sendo acompanhados pelos médicos dos PSF’s. Veja abaixo o comunicado de suspensão de aulas, feito pela prefeitura:

 

ESCABIOSE

A escabiose, também conhecida como sarna humana ou pereba, é uma doença de pele provocada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. Esta condição é altamente contagiosa e pode se disseminar rapidamente por meio de contato físico próximo, como entre indivíduos que coabitam o mesmo espaço.

Além disso, ela se espalha mais facilmente em lugares úmidos e com baixa ventilação. Ela tem como principal sintoma a coceira, especialmente no período da noite. A sarna humana não pode ser prevenida, apenas tratada.

O ácaro Sarcoptes scabiei pode sobreviver no ambiente por 24 a 48 horas, possibilitando a transmissão por meio de roupas, lençóis ou toalhas, embora essa não seja a via mais comum. Na maioria dos pacientes, o número total de ácaros presentes não ultrapassa cem.

As lesões frequentemente se manifestam nas mãos (especialmente entre os dedos), pulsos, cotovelos, axilas, mamilos, ao redor do umbigo, genitália, joelhos, nádegas, coxas e pés. As costas geralmente são poupadas, e a cabeça, palmas das mãos e solas dos pés são afetadas mais frequentemente em crianças.

Se não tratada, a escabiose pode causar complicações como infecções bacterianas secundárias, resultantes dos arranhões. A coceira intensa também pode levar a distúrbios do sono e afetar a saúde mental do paciente.

Informações retiradas do site https://www.mdsaude.com/

Mais Lidas