Na manhã desta quarta-feira (3/7), uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) foi inaugurada no Bairro Cidade Vergani, em Pouso Alegre. Moradores e autoridades se reuniram para a cerimônia de inauguração, que aconteceu dois antes do fim do prazo de entrega de obras, neste período eleitoral.
Esta sexta-feira (5/7) é a data limite, de acordo com o calendário eleitoral, para que o prefeito possa participar de inaugurações. Até lá, mais inaugurações devem acontecer, tanto na área da saúde, quanto na área da educação.
O novo Centro de Saúde recebeu o nome do médico pouso-alegrense, Doutor Carlos Henrique Vianna de Andrade, figura ilustre, cuja vida foi dedicada ao bem-estar de seus pacientes e ao avanço do conhecimento médico. A UBS vai atender mais de 6 mil pessoas que moram na região.
O espaço moderno teve investimento foi de R$ 2,3 milhões e conta com seis consultórios, farmácia, consultório odontológico, consultório ginecológico, sala de inalação, sala de curativos, além de espaços adequados para os profissionais trabalharem.
Família de Dr. Carlos Vianna cita orgulho
Nascido em 23 de novembro de 1946, o Dr. Carlos Henrique formou-se em medicina na histórica Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte em 1973. Seu legado transcende os muros da academia e da prática clínica, estendendo-se pela literatura médica com artigos científicos e obras que não apenas enriqueceram a história da medicina, mas também educaram gerações de profissionais.
Dr. Carlos Henrique Vianna de Andrade, faleceu aos 75 anos, em 8 de março de 2022, deixando para trás um legado inestimável. Para a família, que recebeu a homenagem na inauguração, a emoção e o orgulho tomam conta do momento, após dois anos sem o familiar.
“A família recebe essa homenagem com muito orgulho, porque ele foi um médico que, desde 1977, batalhou muito. Ele foi um dos fundadores do serviço de cardiologia do hospital regional (Hospital das Clínicas Samuel Libânio). E ele sempre primou pelo bem-estar dos pacientes, para a humanização da medicina, tanto como professor, como médico. O ano passado, se ele fosse vivo, ele teria feito 50 anos de formado, mas a história dele se mantém e o exemplo dele se mantém. Eu acho que isso é o mais importante para os alunos, os pacientes, que ainda falam dele”, citou a viúva do médico, Eliana Nacarato Vianna de Andrade.
Secretária fala de novas UPA’s
Durante a inauguração no Vergani, a Secretária Municipal de Saúde de Pouso Alegre, Rosaly Esther, falou da construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para atender duas grandes regiões da cidade.
A primeira é a do bairro São João, onde o prefeito Cel José Dimas Fonseca assinou, em janeiro de 2024, a ordem de serviço para o início das obras de construção. A obra está orçada em R$ 11 milhões. Junto à nova UPA também será construído um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
A outra seria no bairro Cidade Jardim, onde existem 1.478 casas cadastradas e aproximadamente 6 mil moradores. No local há um posto de saúde que atende a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O horário, para os moradores, não é suficiente, o que tem causado protestos e recolhimento de assinaturas.
“O prefeito Coronel Dimas já tem anunciado novos empreendimentos na saúde, como a UPA do Cidade Jardim. É uma UPA muito solicitada pela comunidade, já está em processo de legalização pelo estado, mas já é um investimento que já está tudo pronto para fazer o lançamento dela”, citou a secretária de saúde.
Também em entrevista ao Terra do Mandu, além das UPA’s, o prefeito Coronel Dimas citou a construção de um hospital de médio porte na região do bairro São Cristóvão e a inauguração de uma nova unidade de saúde no bairro rural dos Afonsos.
“Nós estamos com projetos, logicamente, de construir um hospital municipal no bairro São Cristóvão, de médio porte. Isso já está em projeto. Além da UPA do Cidade Jardim, para que as pessoas não precisem se deslocar até o centro da cidade para serem atendidos”, disse o prefeito.