Julho começou com queda nas temperaturas, o que acende alerta para doenças respiratórias, principalmente entre idosos. Nesse mês dos avós, a Hospitalar Soluções em Saúde traz dicas de como prevenir e tratar em casa, essas doenças que podem representar maior risco na terceira idade.
Com o frio aumenta a incidência de resfriados, gripes, Influenza, asma, bronquite e pneumonia. Os cuidados para tentar evitar os problemas respiratórios são simples, conta a enfermeira supervisora da Hospitalar, Jaqueline Ramos.
“Tem que beber bastante água para se hidratar muito, manter os ambientes abertos e arejados, com ventilação. É importante agasalhar bem e no caso dos idosos, cobrir bem as extremidades como mãos e pés”. A vacinação contra a gripe também é importante e gratuita.
Cuidados de hospital em casa
Idosos que evoluem para quadros graves de doença respiratória, podem receber cuidados hospitalares em casa, conhecidos como home care. “Isso evita a hospitalização, internação e riscos de contrair infecção hospitalar”, explica a enfermeira Mayara Rocha.
Um exemplo é a antiobioticoterapia em casa, para tratar infecções como pneumonia e outras doenças. “Esse tratamento permite que a pessoa não precise ir ao hospital para receber o antibiótico intravenoso ou intramuscular.”
A Hospitalar explica que fazer esse tratamento em casa tem múltiplas vantagens. São conforto, evitar hospitalização, receber o medicamento no horário correto com um profissional da enfermagem qualificado e não interromper o tratamento, o que garante eficácia e segurança.
Os tratamentos em casa são variados, a depender da necessidade do paciente. Entre eles estão a fisioterapia respiratória, serviço que tem ainda mais demanda nessa época do ano.
O importante é contar com uma equipe qualificada. Na Hospitalar há uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros.
Para saber mais entre em contato. O Instagram é @hospitalarsaude e os telefones são (35) 3423-7389 e WhatsApp (35) 98876-4610.