Funcionários da Gardênia fizeram protesto na rodoviária de Pouso Alegre, nesta segunda-feira (1º/7). Eles pedem o retorno das linhas suspensas após a operação Ponto Final, que descobriu irregularidades nos ônibus, documentação e atendimento aos usuários.
São quatro empresas que assumiram 78 operações de linhas intermunicipais da Gardênia, por 90 dias. Para usuários, a dificuldade é a falta de informações claras e de fácil acesso, sobre itinerários e empresas que assumiram as linhas.
Protesto
O protesto na rodoviária reuniu um grupo de funcionários da viação e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pouso Alegre e Região, Simão Pedro da Silva. Funcionários usaram um ônibus para tentar impedir o acesso de ônibus na rodoviária e foram impedidos pela PM.
Eles são contra a suspensão da operação de 34 contratos da Gardênia, determinada pela Governo de Minas Gerais. A resolução da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) saiu na quinta-feira (27/6).
Essa suspensão vem da Operação Ponto Final, de abril e maio. Seinfra e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) receberam denúncias e nas fiscalizações da Gardênia encontraram problemas mecânicos, falhas no atendimento, falhas em itens de segurança e problemas na documentação de muitos veículos.
O coordenador do Plano de Reestruturação da Gardênia, advogado Leonardo da Silva, explica que 200 pessoas foram demitidas desde a suspensão determinada pelo governo estadual. Agora são 350 colaboradores na empresa.
Funcionários contaram ao Terra do Mandu, que muitos deles estão afastados pela Gardênia enquanto as linhas estão suspensas. Eles falaram que estão com atraso no salário.
Sobre a denúncia de atrasos nos salários, o advogado confirma que “em face da ausência de operação a companhia não tem conseguido novas receitas para o custeio integral da folha de pagamento e obrigações acessórias.”
Segundo o advogado, nesta segunda-feira a justiça acatou pedido para a Gardênia retomar as linhas. “Ela suspendeu os efeitos da resolução Seinfra 22/2024, isso libera a retomada integral da prestação de serviços na região.”
Ainda não foi determinado como será o retorno dessas atividades. O Terra do Mandu continua a acompanhar o caso e vai trazer nova reportagem a respeito com a atualização.
Problemas para usuários
Enquanto a situação ainda será definida, usuários estão insatisfeitos com as falhas de comunicação na prestação dos serviços. Na rodoviária de Pouso Alegre, uma das maiores da região, não há nenhum comunicado afixado informando as linhas substituídas por outras empresas.
Cássia Pereira, servidora pública, aguardava o ônibus da Gardênia nesta segunda-feira (1º/7). Ela conta que está confusa com a falta de comunicação sobre as mudanças nessas linhas.
Ela explica que outro problema é o frequente atraso na linha que atualmente é feita pela Gardênia. “O ônibus atrasa direto. Esses dias atrasou cerca de 50 minutos.”
Confira a lista com as linhas substituídas temporariamente, na reportagem abaixo:
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