Região

Onça-parda morre atropelada na MG-290, entre Pouso Alegre e Borda da Mata

Animal, que é o segundo maior felino do Brasil, está ameaçado de extinção, classificada como vulnerável. Corpo foi levado para clínica.

Iago Almeida / 28 junho 2024
Onça-parda, segundo maior felino do país, é encontrada morta na MG-290

Foto: PMMA

A Polícia Militar de Meio Ambiente encontrou uma onça-parda morta às margens da Rodovia MG-290, em Borda da Mata, Sul de Minas. Usuários da via é que viram o animal morto na manhã desta sexta-feira (28/6) e acionaram a polícia.

A polícia enviou uma viatura ao local e encontrou a onça já sem vida no KM 18, com suspeita de que tenha sido atropelada. O animal pesava aproximadamente 60 quilos e tinha 1,50 metros de comprimento.

A PMMA fez o recolhimento e transporte do animal para Pouso Alegre, onde seu corpo foi encaminhado a um hospital veterinário para estudos. A onça-parda está na lista dos animais silvestres vulneráveis pela caça e desmatamento causada pelo homem.

Onça-parda, segundo maior felino do país, é encontrada morta na MG-290

Foto: PMMA

Saiba mais sobre a onça-parda

A onça-parda é um animal mamífero, comum do continente americano mais popularmente da América do Sul. É famosa por outros nomes como: suçuarana, leão-baio, onça-vermelha e puma.

Ela é considerada o segundo maior felino do Brasil, de acordo com o Instituto Chico Mendes. As principais causas da ameaça à espécie são: expansão agrícola, mineração e exploração de madeira e carvão e a caça.

Onça-parda, segundo maior felino do país, é encontrada morta na MG-290

Foto: PMMA

São animais com hábitos solitários, e excelente caçador, porém somente quando se vê em situações de risco é que ataca humanos. É muito ágil e consegue até mesmo nadar. A onça-parda é capaz de pular de uma distância de mais de cinco metros e consegue saltar de uma altura de mais de 15 metros.

Algumas curiosidades envolvendo a onça-parda é que a mesma pode subir em árvores para caçar e até mesmo descansar em troncos grandes. Seus filhotes também costumam ficar sob os cuidados da mãe por mais de dois anos, depois disso passam a viver livremente e sozinhos.

Só se encontram e andam em bandos em períodos de acasalamento e reprodução, o restante do ano é encontrado sozinho ou em um grupo pequeno de no máximo três animais. A onça parda adulta pode pesar entre 45 e 70 quilos e possui entre 1,70 e 2,10 metros de comprimento.

Onça-parda, segundo maior felino do país, é encontrada morta na MG-290

Foto: PMMA

Mais Lidas