Região

Moradores denunciam água contaminada por óleo diesel em Congonhal

Copasa admite vazamento de óleo diesel de motor de propriedade particular em manancial que abastece Congonhal. Prefeito comenta o caso.

Nayara Andery / 21 junho 2024

A água que chegou à maioria dos imóveis de Congonhal nesta semana, tinha cheiro de combustível, denunciaram moradores. O problema começou domingo (16/6) e ainda há odor. O prefeito, Moisés Vaz, fala que a Copasa não comunicou a população e nem a prefeitura.

Moradores usaram redes sociais para denunciar e questionar a Copasa. “Deveriam comunicar a população, era o mínimo a se fazer”, “será que a Copasa não testa a água que se disponibiliza para a população? Pensou se fosse algum agrotóxico?”.

O prefeito afirma que só soube do problema na terça-feira (18/6), com a primeira denúncia. “Moro em um bairro, onde a água estava normal até terça-feira, mas no dia seguinte fui à Copasa para cobrar providências na cidade.”

Ele explica que a contaminação foi gradativa, desde domingo. “Começou em alguns bairros, por isso só soubemos depois, quando o problema se espalhou nos dias seguintes. Na minha casa a água chegou com cheiro de combustível na quarta-feira (21/6).”

Tem moradores que comentaram que mesmo em torneiras com filtro, a água estava com odor forte. “Mesmo com a Copasa tendo informado que a água não trazia riscos à saúde, tivemos reclamações de pessoas que ingeriram e passaram mal três dias depois”, comenta o prefeito.

Nota da Copasa

Em nota, a Copasa diz que na manhã de domingo, percebeu alteração nos padrões da água do ribeirão São José, um dos mananciais que abastecem Congonhal. “Imediatamente, todas as medidas operacionais para garantir a qualidade da água foram reforçadas.”

Ela cita que investigou e descobriu um vazamento de óleo diesel em um motor de irrigação, de propriedade particular, acima do ponto de captação. O proprietário foi acionado para fazer a contenção do combustível.

A Copasa garante que desde “quinta-feira (20/06), o problema já está solucionado e a água do ribeirão São José está dentro dos padrões exigidos para a captação. Com isso, o abastecimento está sendo realizado normalmente.”

Técnicos químicos e análises laboratoriais fazem o monitoramento constante, aponta a Copasa. Ela pede que clientes que notem alteração na água registrem pelos canais de relacionamento, com endereço completo. Esses canais são copasa.com.br, aplicativo Copasa Digital, WhatsApp (31) 99770 7000, 0800 0300 115 e telefone 115.

“A Companhia se mantém à disposição do poder público municipal e da população, para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre este episódio, bem como sobre a qualidade da água fornecida aos clientes.”



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