Pouso Alegre

Com vacinação abaixo de 30%, campanha contra a poliomielite é prorrogada

Em Pouso Alegre a meta é vacinar 7.500 crianças, mas apenas pouco mais de 2 mil foram levadas aos postos pelos pais. Vacina será dada até 30 de junho.

Magson Gomes / 19 junho 2024

Um alerta para pais e responsáveis de crianças menores de 5 anos. Muitas delas ainda não tomaram a vacina contra a poliomielite, tamb´m conhecida como paralisia infantil.

Em Pouso Alegre, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, menos de 30% das crianças receberam a vacina. A meta é 95% desse público alvo, que na cidade chega a 7.500 crianças.

Por isso, a campanha de imunização foi prorrogada e vai até o dia 30 de junho. Pais e responsáveis devem levar seus filhos até uma das 21 salas de vacina, presente nos postos de saúde de Pouso Alegre.

Outra opção é o Centro de Vacinação, que fica na Avenida Dr João Beraldo, próximo à Avenida Duque de Caxias. O local fica aberto das 07h30 às 19h, de segunda a sexta e abre no sábado (22/6), das 08h às 16h.

O que é a Poliomielite?

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus. Pode resultar em paralisia dos membros inferiores, com sequelas irreversíveis, e em casos mais graves, pode levar à morte. A vacinação é a principal forma de prevenção contra essa enfermidade.

Nos últimos anos, o Brasil tem registrado uma queda progressiva na cobertura vacinal contra a poliomielite. Recentemente, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) classificou o país como de alto risco para a reintrodução da doença. Portanto, a mobilização da comunidade e a participação dos responsáveis na campanha de vacinação são essenciais para proteger as crianças e manter a doença erradicada.



Mais Lidas