Gente do Mandu

Cantora Vanessa Novato, de Pouso Alegre, é finalista de reality musical

Ao cantar Édith Piaf, Vanessa ganhou vaga na final quando todos 100 jurados do Canta Comigo se levantaram. Final será em 30 de junho.

Nayara Andery / 19 junho 2024

Vanessa Novato na classificação para a final do programa Canta Comigo. Imagem divulgação TV Record.

A voz da cantora pousoalegrense Vanessa Novato a levou para a final do programa Canta Comigo, da TV Record. Ao interpretar ‘Non, Je Ne Regrette Rien’, da francesa Édith Piaf, ela levantou todos 100 jurados, que cantaram junto. Isso deu a ela a vaga direto para a final, que será em 30 de junho.

Vanessa tem 46 anos, descobriu o canto aos três anos. Aos 11 anos já cantava no grupo de jovens de São Gonçalo, e depois, em missas e casamentos. Ela encontrou na música a própria vocação e buscou se profissionalizar.

“Eu gostava de fazer isso, era algo natural. Um amigo me falou para investir nisso. Entrei no Conservatório de Pouso Alegre aos 18 anos e me formei. As portas se abriram, cantei no Sul de Minas, fui convidada para uma banda de São José dos Campos (SP) e hoje estou em São Paulo (SP).”

Nascida em Pouso Alegre, ela foi criada em São Gonçalo do Sapucaí até os 22 anos. Apesar de morar em São Paulo, ela não abre mão das raízes. “Para recarregar minhas energias, me reconectar, vou para São Gonçalo.”

O repertório de Vanessa Novato é vai de clássicos internacionais, MPB ao sertanejo e funk. O motivo é a experiência de 30 anos em bandas de baile e shows no Brasil e exterior.

“Gosto de MPB, jazz, blues. Sou apaixonada por Chico Buarque e Mônica Salmaso, uma das grandes cantoras da atualidade, pelo estilo das músicas mais antigas como de Édith Piaf, Ella Fitzgerald. Consigo fazer um mix de tudo.”

Vanessa no reality musical

A sul mineira que agora está na final do programa Canta Comigo, admite que não acreditava tanto em realities. Depois da morte da mãe, ela decidiu se arriscar e fazer a inscrição para realizar o sonho do pai, de ver ela na TV.

“Passei pela seletiva e deu tudo certo, mas, uma semana antes da gravação entrei em pânico. No grande dia a emoção ficou a mil. Eu não esperava levantar 100 jurados. A emoção veio à tona, virei e dei um grito. Chorei muito. Tenho recebido carinho de todo mundo e agradeço. É muito gratificante e impulsiona coisas novas.”

O maior desafio para ela no momento tem sido planejar a música para cantar na final e quem sabe, ganhar o programa.

“A preparação agora é tentar encontrar uma outra música de impacto, que faça todos cantarem comigo de novo. Estou ansiosa, mas estou feliz com o resultado, independente do que acontecer.” Confira a reportagem em vídeo:

Mais Lidas