Integrantes de congadas de Silvianópolis e Poço Fundo brigaram durante a abertura da Festa do Rosário, no Centro de Silvianópolis. A briga generalizada aconteceu após o levantamento do mastro da festa e deixou pessoas feridas.
A Festa do Rosário tem 244 anos e faz parte da tradição regional. A abertura foi neste domingo e a festa será de 28 a 30 de junho. Com a briga, os festeiros eleitos para 2025 ficaram impedidos de fazer a tradicional descida, após a nomeação dos festeiros.
Testemunhas contaram que houve provocação entre os integrantes das congadas das duas cidades. A briga aconteceu em meio à multidão.
“Tinham mulheres e crianças na rua. E algumas crianças autistas entraram em crise ao ver as agressões. Alguns integrantes das congadas e populares tiveram ferimentos leves”, conta uma pessoa que preferiu não se identificar.
Os feridos foram levados para a Unidade Básica de Saúde. A Polícia Militar registrou a ocorrência na manhã de segunda-feira (17/6), quando quatro pessoas foram até o quartel.
Eles explicaram para a PM que haveria uma rixa entre as duas congadas desde a festa do Rosário 2023, em Turvolândia, quando houve uma briga generalizada.
Vale destacar que a Festa do Rosário é um evento familiar e que resgata a cultura das congadas e do Sul de Minas.