Região

Clientes da Copasa que não regularizarem cadastro podem perder Tarifa Social

Prazo para aderir ou atualizar dados da Tarifa Social termina em 25 de junho. Desconto de até 50% é destinado à famílias de baixa renda.

Nayara Andery / 31 maio 2024

Foto Copasa.

As regiões de Pouso Alegre têm 6,5 mil consumidores que podem perder a Tarifa Social, da Copasa. O prazo para aderir ou atualizar dados para garantir o benefício termina em 25 de junho.

A tarifa social garante o desconto de até 50% nas contas de água e esgoto, para residências de famílias de baixa renda. Esse benefício é direito de famílias inscritas no CadÚnico de programas sociais do Governo Federal, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Segundo a Copasa, 288 mil podem perder o benefício por falta de atualização do CadÚnico. Minas Gerais têm 789,4 mil famílias cadastradas, mas a Copasa alerta que 1,5 milhão de famílias têm direito à Tarifa Social.

Como ter a Tarifa Social

Consumidores que se encaixam nos critérios da Tarifa Social devem ir até ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua região, para aderir ou atualizar o CadÚnico. É preciso solicitar o documento ‘Folha Resumo’.

Esse documento deve ser apresentado em uma agência da Copasa ou pelos canais de atendimento da concesionária. É necessário apresentar CPF e conta atualizada do imóvel a ser cadastrado no programa.

O pedido ainda pode ser feito pelo Whatsapp (31) 99770 7000 e WebChat em www.copasa.com.br. A solicitação passa por análise. De acordo com a Copasa, quando há aprovação, o desconto é validado a partir da próxima conta.

A Tarifa Social é definida pela Resolução Normativa n° 150, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). Quanto menor o valor da conta, maior o desconto. O direito ao benefício é válido para quem usa até 20 mil litros de água por mês.

Mais Lidas