Polícia

Polícia Civil autua mulher por comprar jabutis pelos correios na região

Animais foram encontrados em uma caixa na residência da mulher, no dia em que se comemorou o Dia Mundial da Tartaruga

Iago Almeida / 24 maio 2024

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu uma mulher de 29 anos, em flagrante, por receber jabutis pelos correios em Ouro Fino, no sul de Minas. O caso aconteceu nesta quinta-feira (23/5).

Este dia 23 de maio é comemorado o Dia Mundial da Tartaruga. Em uma operação conjunta, após denúncias, a Polícia Civil foi até a casa da mulher no bairro do Alto, junto da Polícia Militar, e realizou buscas e encontrando um casal da espécie.

A jovem disse que ela adquiriu os dois jabutis de um vendedor de Mauá, no interior de São Paulo, e alegou que não sabia da ilegalidade ao adquirir os filhotes. Por se tratar de crimes de menor potencial ofensivo, segundo a polícia, a investigada foi ouvida e liberada.

Ela assumiu o compromisso de comparecer aos atos policiais e judiciais quando solicitada pela Justiça. Lembrando que no Brasil há duas espécies de jabuti, o jabuti-piranga, o mais comum, e a Jabuti-tinga.

O jabuti é considerado pela legislação brasileira como um animal silvestre, por isso, para tê-lo em domicílio é preciso que seja oriundo de um criadouro e registrado junto ao órgão ambiental. Até 2011 esse registro era realizado pelo IBAMA. Atualmente os órgãos estaduais de Meio Ambiente é que detêm a competência de registro dos criadouros comerciais de fauna silvestre.

Mais Lidas