Notícia

Celebração marca dia de Santa Sara Kali em santuário de Pouso Alegre

Espaço dedicado à padroeira dos ciganos e da 'fertilidade' no Sul de Minas é o maior do mundo, de acordo com a administração do local.

Terra do Mandu / 24 maio 2024

Dia 24 de maio é celebrado o dia de Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano e também intercessora para as mulheres que querem ser mães e têm alguma dificuldade para engravidar. Mas não se restringe a essas intercessões. De acordo com devotos, há graças alcançadas por quem sofria de depressão, enfrentava problemas financeiros…VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO ACIMA E ACOMPANHE DEPOIMENTOS!

Esse local atrai peregrinos de todo o mundo. Soraya Guerra, veio dos Estados Unidos, para celebrar a data de sua santa de devoção. A mineira que vive no exterior há mais de 30 anos, visita o Santuário Sara Kali há quatro anos.

Ela participou das celebrações em honra â Santa Sara. A programação incluiu peregrinação, momento de espiritualidade com bênçãos para a saúde, orações, procissão até o mirante no alto da colina e fogueira com queima de pedidos.

Celebração marca dia de Santa Sara Kali em santuário de Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

O santuário formado por mirante, gruta, espaço de atendimento, restaurante e espaços de celebrações, fica no bairro Ferreiras, zona rural. O acesso fica na Fernão Dias, na entrada do bairro Cruz Alta. É só seguir as placas que indicam Colônia Esperança.

A entrada é gratuita. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, de 9h às 17h. Aos sábados e domingos o local tem guia turístico.

Na gruta, a imagem de Santa Sara é rodeada de pedras naturais. Muitas foram presentes de peregrinos brasileiros e de países como Portugal e Egito. Visitantes podem retirar no local a água, considerada abençoada.

Dentro do Espaço Guaraci, perto da gruta, ocorrem as celebrações ecumênicas. Os atendimentos espirituais acontecem toda quarta-feira às 19h e aos sábados, às 10h e 15h.

De longe é possível ver a imagem de Santa Sara no topo da colina. É a maior do mundo, com sete metros de altura e um pedestal de seis metros. A imagem dourada está há 860 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Para chegar ao local é necessário subir 269 degraus, mas o caminho compensa cada etapa. A visão no alto é deslumbrante, com a natureza e montanhas de Pouso Alegre e municípios vizinhos.

Aos pés da imagem tem um enorme quartzo rosa, pedra que simboliza o amor fraternal e universal. Os devotos falam que o mirante tem uma energia única, que revigora, traz serenidade e encontro pessoal com Deus.

Confira os detalhes na reportagem em vídeo. Aproveite para conhecer o Santuário de Sara Kali, a santa que segundo a história, era seguidora de Cristo e foi perseguida após a morte de Jesus, até ser jogada em um barco.

Ela teria rezado a Deus durante uma tempestade e pedido que se o barco chegasse em segurança a algum local, ela entregaria sua vida a professar a fé. O barco chegou com ela em segurança, à Saint Marie de la Mer (França), onde Santa Sara é cultuada até a atualidade. Ela é reconhecida como exemplo de fé e caridade.

Mais Lidas