Mais de 15 mil fieis devem passar pelo Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí, nesta quarta-feira (22/05). É o dia da padroeira da cidade e do santuário. A programação tem missas o dia todo, confissões, procissão luminosa e a parte festiva.
Santa Rita de Cássia é conhecida como a santa das causas impossíveis. Nascida na Itália, ela sempre foi uma mulher de muita devoção a Deus.
Após sofrer por 18 anos com o casamento, ela ficou viúva e depois perdeu os dois filhos por doença. Sempre em oração constante e pela paz da família, ela se tornou freira agostiniana, em Cássia (Itália) e ajudava idosos, doentes e pobres.
Em 1432, ela rezou e pediu a Cristo para sentir um pouco de sua crucificação. Uma ferida que simbolizava um parte da coroa de Cristo, se abriu na testa dela e ficou aberta por 15 anos, até sua morte, aos 76 anos.
A ferida conhecida pela Igreja Católica como estigma, se fechou sozinha e o corpo dela exalou perfume de rosas. O corpo foi colocado em uma urna e está incorruptível até hoje.
Ela é conhecida como a santa das Rosas. Na véspera da morte de Santa Rita, ela pediu à prima que trouxesse uma rosa e dois figos da casa do pai dela. A prima achou que ela delirava, pois fazia um rigoroso inverno na Itália. Ao chegar na casa do pai de Rita, ela se surpreendeu ao ver a rosa e os figos no jardim e levou para Rita.
Programação da padroeira de Santa Rita
Um dos pontos de visitação do Santuário é a urna de Santa Rita de Cássia. Ela fica em uma sala abaixo da igreja. A urna vinda de Cássia (Itália) é uma réplica fiel à que está o corpo de Santa Rita.
Serão celebradas oito missas nesta quarta-feira, no Santuário em Santa Rita do Sapucaí. As primeiras foram às 4h e 6h e as demais seguem às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h. Tem atendimento de confissões durante as missas.
A tradicional procissão luminosa com a imagem de Santa Rita segue pelas ruas da cidade, em seguida da missa de 18h. A paróquia pede que as pessoas levem velas para participar da procissão e que os imóveis dos trechos da celebração sejam enfeitados e fiquem com as luzes acesas para a passagem dos fieis com a padroeira.
Já na parte festiva, às 5h tem café da manhã no Salão Dom João Bergese, que fica atrás da Igreja Matriz. O almoço será servido de 11h às 14h, no mesmo local.
Quem quiser pode encomendar assados, cartuchos, pratos de doces, roscas, bolachas e o famoso pão cheio pelo WhatsApp (35) 99917-4275.