Região

Santuário de Santa Rita de Cássia deve receber 15 mil fieis, nesta quarta-feira (22/5)

Confira programação do dia da padroeira de Santa Rita do Sapucaí. Santuário tem urna vinda de Cássia, igual a que abriga o corpo da santa, conhecida como a intercessora das causas impossíveis.

Nayara Andery / 22 maio 2024

Réplica da urna e Santa Rita de Cássia veio de Cássia (Itália) para Santuário em Santa Rita do Sapucaí. Foto cedida pelo Santuário.

Mais de 15 mil fieis devem passar pelo Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí, nesta quarta-feira (22/05). É o dia da padroeira da cidade e do santuário. A programação tem missas o dia todo, confissões, procissão luminosa e a parte festiva.

Santa Rita de Cássia é conhecida como a santa das causas impossíveis. Nascida na Itália, ela sempre foi uma mulher de muita devoção a Deus.

Após sofrer por 18 anos com o casamento, ela ficou viúva e depois perdeu os dois filhos por doença. Sempre em oração constante e pela paz da família, ela se tornou freira agostiniana, em Cássia (Itália) e ajudava idosos, doentes e pobres.

Em 1432, ela rezou e pediu a Cristo para sentir um pouco de sua crucificação. Uma ferida que simbolizava um parte da coroa de Cristo, se abriu na testa dela e ficou aberta por 15 anos, até sua morte, aos 76 anos.

A ferida conhecida pela Igreja Católica como estigma, se fechou sozinha e o corpo dela exalou perfume de rosas. O corpo foi colocado em uma urna e está incorruptível até hoje.

Ela é conhecida como a santa das Rosas. Na véspera da morte de Santa Rita, ela pediu à prima que trouxesse uma rosa e dois figos da casa do pai dela. A prima achou que ela delirava, pois fazia um rigoroso inverno na Itália. Ao chegar na casa do pai de Rita, ela se surpreendeu ao ver a rosa e os figos no jardim e levou para Rita.

Programação da padroeira de Santa Rita

Um dos pontos de visitação do Santuário é a urna de Santa Rita de Cássia. Ela fica em uma sala abaixo da igreja. A urna vinda de Cássia (Itália) é uma réplica fiel à que está o corpo de Santa Rita.

Serão celebradas oito missas nesta quarta-feira, no Santuário em Santa Rita do Sapucaí. As primeiras foram às 4h e 6h e as demais seguem às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h. Tem atendimento de confissões durante as missas.

A tradicional procissão luminosa com a imagem de Santa Rita segue pelas ruas da cidade, em seguida da missa de 18h. A paróquia pede que as pessoas levem velas para participar da procissão e que os imóveis dos trechos da celebração sejam enfeitados e fiquem com as luzes acesas para a passagem dos fieis com a padroeira.

Já na parte festiva, às 5h tem café da manhã no Salão Dom João Bergese, que fica atrás da Igreja Matriz. O almoço será servido de 11h às 14h, no mesmo local.

Quem quiser pode encomendar assados, cartuchos, pratos de doces, roscas, bolachas e o famoso pão cheio pelo WhatsApp (35) 99917-4275.

Mais Lidas