Notícia

Padre Mário Zappa morre aos 91 anos e deixa legado em Pouso Alegre

Sacerdote italiano desenvolveu por anos um trabalho social e religioso na Comunidade de Ação Pastoral (CAP), fundada por ele em 1978

Iago Almeida / 22 maio 2024

Foto: Arquidiocese de Pouso Alegre

A Igreja Católica está de luto em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Morreu às 14h20 desta quarta-feira (22/5), Padre Mário Zappa. O sacerdote tinha 91 anos e faleceu no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde estava internado. A causa da morte não foi informada

Segundo a Comunidade de Ação Pastoral (CAP), fundada pelo padre em 1978, ele teve complicações e faleceu no hospital. O padre nasceu no dia 30 de setembro de 1932 em Milão, na Itália, e se tornou sacerdote no dia 28 de junho de 1959.

Porém, não só o catolicismo está de luto. O religioso devolvia um trabalho de atendimento à crianças e adolescentes que ajudou milhares de famílias, em quase 50 anos de trabalho de transformação, através da educação, do serviço social.

O corpo de padre Mário Zappa será velado no salão da CAP, que fica na Rua José Resende Filho, número 47, bairro São Cristóvão. Nesta quinta-feira (23/5), duas missas de corpo presente serão celebradas na igreja do São Cristóvão, uma às 9h e outra às 11h30, que será presidida pelo arcebispo e presença de padres e comunidade.

Membro do clero arquidiocesano, Padre Mário Zappa, completaria 92 anos em setembro. Ele residia na paróquia São Cristóvão, em Pouso Alegre. Ele desenvolveu por anos um trabalho social e religioso respeitado e elogiado na comunidade. .

A CAP que foi fundada há 46 anos pelo Padre Mário, padre Bruno Stefenelli (também falecido) e irmã Leila Beatriz Caetano. Ela é uma associação que oferece atendimento educacional e de promoção humana a mais de 500 crianças do São Cristóvão e outros bairros da cidade.

Em nota, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) escreveu que, “juntamente com suas unidades mantidas, lamenta profundamente o falecimento do Padre Mário Zappa. Nossos sentimentos aos familiares, parentes e amigos neste momento triste vivido”. 

Também em nota, a prefeitura lamentou a perda. “É com profundo pesar que comunicamos a perda do Padre Mário Zappa, que partiu deixando um legado de solidariedade em Pouso Alegre. Nossas sinceras condolências à família e amigos, neste momento de dor. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que deixou como legado”, escreveu.

Inicialmente, então em terras brasileiras, a hoje C.A.P. iniciou-se com o nome de CENAC – Cenáculo de Amor e Caridade, instalado a Avenida Uberlândia, no Bairro São João, em Pouso Alegre/MG. Mas, o padre Mário tinha o desejo de regularizar a situação religiosa da comunidade perante a Arquidiocese.

Por isso, o Arcebispo Metropolitando de Pouso Alegre na época, Dom José D’Angelo Neto, concedeu a permissão para o estabelecimento de realização de trabalhos pastorais e viver em comunidade religiosa de caráter secular na mesma Arquidiocese.

Do São João, a comunidade se mudou para outros locais, como uma comunidade agrícola no bairro Ipiranga de 1987 a 1991, e por fim estabilizou-se no Bairro São Cristóvão, onde permanece até hoje.

Com o padre Mario Zappa, trabalhos importantes foram feitos junto a arquidiocese destacando o CEMOJUC, movimento de grupo de jovens, na Escola Profissional. Hoje, a obra realiza diversos serviços à comunidade e atende diariamente cerca de mais de 500 crianças e jovens nos diversos serviços, como:

Centro Educacional Reis Magos: (escola da C.A.P) que oferece escola católica de qualidade desde o maternal ao nono ano, 400 alunos ao dia dividido em dois períodos, manhã e tarde;
Lar Jesus de Nazaré: semi-internato masculino, 25 atendidos ao mês;
Casa Mamma Angela: semi-internato feminino, 25 atendidas ao mês;
Centro Esportivo Pe. Mário Zappa: escola de futebol e outras modalidades de esporte para as crianças e jovens de baixa renda na faixa etária entre 6 a 15 anos, atendendo de 150 a 200 pessoas ao mês;
Ambulatório Carlo Zappa: oferece médico e medicamentos inteiramente gratuitos aos mais necessitados;
Cenáculo C.A.P: chácara para retiros e eventos religiosos, encontros e outras atividades;
Berçário Luca Guittardi: cuidados das crianças de 0 a 3 anos em tempo integral, 55 atendidos ao dia;
Casa Atilio Corsini (creche): cuidados das crianças de 3 a 6 anos em tempo integral, 40 atendidos ao dia;

Mais Lidas