Moradores do bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre, no sul de Minas, reuniram cerca de 2 mil assinaturas em uma documento, onde pedem a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para atender a região.
Segundo a prefeitura, a região do bairro possui cerca de 1.478 casas cadastradas e aproximadamente 6 mil moradores. No local há um posto de saúde que atende a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O horário, para os moradores, não é suficiente.
Muitos deles, quando precisam de atendimento médico no período noturno, têm que procurar a UPA do centro ou as policlínicas dos bairros São João e São Geraldo. A locomoção para eles também é complicada, visto que o bairro fica na saída para Santa Rita do Sapucaí, depois da Rodovia Fernão Dias.
A prefeitura informou ao Terra do Mandu que existe um planejamento futuro para construção de uma UPA no bairro, mas não citou detalhes. Uma manifestação também foi realizada pelos moradores na entrada no Cidade Jardim e pelas ruas do bairro, com faixas, cartazes e buzinaço.
UPA no bairro São João
O prefeito Cel José Dimas Fonseca assinou, em janeiro de 2024, a ordem de serviço para o início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento do bairro São João. A obra está orçada em R$ 11 milhões. Junto à nova UPA também será construído um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Veja mais:
Prefeito assina ordem de construção da UPA do bairro São João