Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Mulher dá à luz em casa com ajuda de doula, em Pouso Alegre

Magda Bast teve bebê em casa, em parto natural de emergência, em Pouso Alegre. Foto arquivo familiar.

Um parto natural em casa, pegou de surpresa Magda Bast, de 41 anos, em Pouso Alegre. Ela e o marido Renan Moreira, pais de Gael (dois anos), planejavam o nascimento da filha Anelis. A bolsa da gestante se rompeu durante uma vídeo chamada.

A chamada era com a doula Sara Capelo, que prepara gestantes para o parto e pós-parto. Magda teve uma cesariana e sonhava ter parto normal, no hospital.

Ela falou com a doula na quarta-feira (15/5), na 39ª semana de gestação e combinaram a reunião em vídeo para sexta-feira (17/5). O dia da reunião chegou e Magda e Sara combinavam sobre o parto, quando a bolsa rompeu.

A doula pediu para Magda se acalmar e entrar no banho, enquanto ela ia até a casa da gestante com a enfermeira obstetra.

Magda trabalhava e começou a sentir as contrações, na sexta-feira. Ela relembra o que viveu em seguida. “Foi uma emoção muito grande. No banho conversei muito com Anelis na barriga, pensei em minhas ancestrais que tiveram parto natural ou em casa e que merecia um parto assim. Tive cesárea na primeira vez e fiquei dois dias em indução.”

O parto

Quando a doula e a enfermeira chegaram “Anelis estava quase nascendo”, conta Sara. A obstetra a orientou por telefone, que o nascimento seria melhor em casa do que no trajeto até o hospital.

“Nasceu muito bem, nasceu chorando e foi direto para o peito.” O Samu foi acionado. Renan participou de todas as etapas, desde o planejamento do parto, até cortar o cordão umbilical da filha, que já estava na ambulância do Samu.

A equipe médica do Samu fez o atendimento médico e confirmou que mãe e filha estavam bem. As duas foram levadas para o hospital. Anelis Moreira Souza Gouveia nasceu com 3,210 kg e 47 cm.

Magda lembra quando estava com o pessoal do Samu e a equipe da doula, “estava um clima muito gostoso. Todo mundo falando nossa que demais. E caiu a minha ficha, gente eu fiz isso! Emocionante o poder da mulher.”

As duas estão em casa desde domingo (19/5). Magda diz que “qualquer mulher é muito potente, a gente consegue. Como as mulheres são perfeitas e somos preparadas para fazer isso. Foi muito mais fácil do que eu imaginava.”