Mulher dá à luz em casa com ajuda de doula, em Pouso Alegre
Magda Bast estava em uma vídeo chamada quando bolsa gestacional se rompeu. Bebê Anelis nasceu em casa. Ela e a mãe estão bem.
Nayara Andery / 20 maio 2024Magda Bast estava em uma vídeo chamada quando bolsa gestacional se rompeu. Bebê Anelis nasceu em casa. Ela e a mãe estão bem.
Nayara Andery / 20 maio 2024Um parto natural em casa, pegou de surpresa Magda Bast, de 41 anos, em Pouso Alegre. Ela e o marido Renan Moreira, pais de Gael (dois anos), planejavam o nascimento da filha Anelis. A bolsa da gestante se rompeu durante uma vídeo chamada.
A chamada era com a doula Sara Capelo, que prepara gestantes para o parto e pós-parto. Magda teve uma cesariana e sonhava ter parto normal, no hospital.
Ela falou com a doula na quarta-feira (15/5), na 39ª semana de gestação e combinaram a reunião em vídeo para sexta-feira (17/5). O dia da reunião chegou e Magda e Sara combinavam sobre o parto, quando a bolsa rompeu.
A doula pediu para Magda se acalmar e entrar no banho, enquanto ela ia até a casa da gestante com a enfermeira obstetra.
Magda trabalhava e começou a sentir as contrações, na sexta-feira. Ela relembra o que viveu em seguida. “Foi uma emoção muito grande. No banho conversei muito com Anelis na barriga, pensei em minhas ancestrais que tiveram parto natural ou em casa e que merecia um parto assim. Tive cesárea na primeira vez e fiquei dois dias em indução.”
Quando a doula e a enfermeira chegaram “Anelis estava quase nascendo”, conta Sara. A obstetra a orientou por telefone, que o nascimento seria melhor em casa do que no trajeto até o hospital.
“Nasceu muito bem, nasceu chorando e foi direto para o peito.” O Samu foi acionado. Renan participou de todas as etapas, desde o planejamento do parto, até cortar o cordão umbilical da filha, que já estava na ambulância do Samu.
A equipe médica do Samu fez o atendimento médico e confirmou que mãe e filha estavam bem. As duas foram levadas para o hospital. Anelis Moreira Souza Gouveia nasceu com 3,210 kg e 47 cm.
Magda lembra quando estava com o pessoal do Samu e a equipe da doula, “estava um clima muito gostoso. Todo mundo falando nossa que demais. E caiu a minha ficha, gente eu fiz isso! Emocionante o poder da mulher.”
As duas estão em casa desde domingo (19/5). Magda diz que “qualquer mulher é muito potente, a gente consegue. Como as mulheres são perfeitas e somos preparadas para fazer isso. Foi muito mais fácil do que eu imaginava.”
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu