A Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão de mais de 150 pássaros na rodovia BR-354, em Pouso Alto, no sul de Minas. O caso aconteceu por volta de 20h50 desta quinta-feira (9/5).
Os policiais deram ordem de parada a um Hyundai/HB20s, com placas de Belo Horizonte/MG, que estava ocupado por dois homens de 45 e 37 anos. Durante a fiscalização, foram localizadas no porta-malas do veículo, várias gaiolas transportadoras.
Essas gaiolas, segundo a PRF, tem espaço muito reduzido. Nelas, havia 103 trinca-ferros e 52 coleiros, pássaros silvestres típicos da Mata Atlântica. O passageiro afirmou que adquiriram os pássaros em Varginha, também no sul de Minas.
Ainda segundo a dupla, o destino dos animais silvestres seria Duque de Caxias/RJ, onde os pássaros seriam vendidos na feira da cidade. A dupla foi enquadrada na ocorrência de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, art. 29 da Lei 9605.
As aves foram entregues para a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) da cidade de Itamonte/MG. Já o veículo e os envolvidos foram liberados após a assinatura do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO. Ninguém ficou preso.