Minas Gerais é um dos diversos estados que estão se mobilizando para ajudar o Rio Grande do Sul, devastado pelas chuvas que atingiram 397 dos seus 497 municípios. Segundo a Defesa Civil, na atualização desta terça-feira, 1,4 milhão pessoas foram afetadas e o número de óbitos chegou a 95.
Há outros 4 óbitos sendo investigados, 131 desaparecidos e 362 feridos. 204,3 mil pessoas estão fora de casa. Ruas seguem alagadas, escolas fechadas, estradas bloqueadas, aeroportos fechados e, pra piorar, a previsão é de mais chuva até o fim de semana.
Quem também está ajudando é a própria população de MG, com carretas saindo de vários cantos do estado, lotadas de doações. Água mineral, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal são alguns dos itens essenciais que estão sendo solicitados para ajudar as famílias.
Em Pouso Alegre são vários pontos de doação espalhados pelo município. O Grupo de Escoteiros da cidade listou alguns deles, onde as pessoas podem levar os produtos e alimentos, como o Colégio São José, Posto Shell da Comendador e o Carmelo da Sagrada Família. Veja abaixo:
Pouso-alegrense estava no estado
O músico de Pouso Alegre, Vinicius Minini, estava em turnê pelo Rio Grande do Sul quando as chuvas começaram. Hoje ele está em Londrina, no Paraná, e conversou com nossa equipe.
Ele contou como foi estar em meio a grande tragédia, o medo e outros sentimentos que ele e os colegas passaram de não conseguir sair do estado. Felizmente eles não tiveram ferimentos e conseguiram seguir com a turnê pelo país.