O médico Everton Sagiorato foi afastado do plantão no Pronto Atendimento (PA) de Monte Sião neste domingo (05/5), após suspeita de embriaguez. Vídeos feitos por pacientes mostram o médico em possível estado alcoolizado.
O paciente fala em um vídeo “vim passar com o dr. Everton e olha a situação como o médico está, olha o jeito que fui atendido. Está totalmente bêbado.” O médico vai com as mãos perto dele e fala “calma velho” e entra no PA.
Ao ser questionado por outras pessoas, no consultório, ele é filmado. A resposta é “eu não estou não. Meu jeito é desse jeito, sou alegre e autêntico. Bêbado é você”.
A Polícia Militar registrou boletim de ocorrência, após um paciente, de 32 anos, denunciar que o médico parecia ter ingerido bebida alcoólica. “O médico, durante o exame, teria quase acertado o olho do paciente com um palito e, em seguida, introduzindo-o profundamente em sua boca, causou náuseas e vômitos.”
A equipe do PA retirou o médico do plantão. A coordenadora disse à PM que a empresa terceirizada iria enviar outro médico e que as medidas cabíveis tinham sido adotadas. A PM repassou o caso à Polícia Civil.
O prefeito José Pocai viu os vídeos de denúncias e foi até o PA apurar o caso, na manhã de domingo. Ele gravou um vídeo falando do caso citou que é a primeira vez que isso aconteceu nos sete anos em que é prefeito.
“Recebi vídeos de um médico que veio trabalhar da forma que não deveria estar. Quando ele chegou de máscara, não deu para as enfermeiras perceberem o estado dele. Ele atendeu duas pessoas que reclamaram. As enfermeiras verificaram e em seguida, paralisaram o atendimento dele.”
Segundo Pocai, esse profissional é um “médico que atende muito bem a rede pública, muito elogiado, também na policlínica e aqui no Pronto Atendimento, onde ele faz plantão. Sempre atendeu bem.”
A prefeitura divulgou nota sobre o caso. Ela disse que a contratação de médicos do PA é feita de forma terceirizada, pelo Grupo Clin-Med. A nota ressalta que o médico foi substituído no domingo e os pacientes foram atendidos.
A assessoria do município explica que a Clin-Med vai abrir processo administrativo sobre o caso. O jurídico da prefeitura “pretende abrir procedimento para apurar os fatos e embasar a denúncia que foi enviada à empresa”.
A reportagem tentou contato com o médico, mas não conseguiu localizar ele.