Fiscalização retira pelo menos dez ônibus da Gardênia de circulação, em Pouso Alegre e Belo Horizonte, nesta segunda (29/4) e terça-feira (30/4). A operação Ponto Final descobriu irregularidades mecânicas, de documentos e descumprimento de horários.
A ação é da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A Gardênia foi autuada e pode responder a sanções de processos administrativos punitivos.
Segundo o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte Dalla, a Gardênia terá que solucionar os problemas e passar por nova fiscalização, para que os veículos retornem a operar as linhas.
“Os usuários podem ficar tranquilos pois não serão prejudicados. As viagens serão realizadas por ônibus de outras empresas que estejam dentro dos padrões de segurança exigido.” As linhas de Belo Horizonte para o Sul de Minas serão operadas emergencialmente pela Viação Gontijo. Ainda serão informadas todas linhas afetadas.
A operação apura a excesso de reclamações de passageiros. Elas variam desde atrasos nas viagens à má conservação dos ônibus.
Fiscalização em Pouso Alegre
Os fiscais abordaram os ônibus da Gardênia na rodoviária de Pouso Alegre. Na segunda-feira, oito veículos fiscalizados foram autuados e quatro retirados de circulação. A empresa também descumpriu horários de linhas.
O balanço do segundo dia da operação ainda será fechado. A informação é que durante a manhã, todos cinco veículos abordados em Pouso Alegre foram autuados e três foram tirados de circulação.
Problemas da Gardênia na capital
Durante a fiscalização na rodoviária e na garagem da empresa, em Belo Horizonte, tirou de circulação três veículos. Eles saíam da capital para o Sul de Minas e tinham problemas mecânicos e documentação irregular.
A empresa foi autuada por estes motivos e por descumprir seis viagens. Os ônibus não não chegaram ao terminal nos horários previstos.
Reclamações frequentes intensificaram fiscalização
Desde 2023, o Terra do Mandu relatou ao DER-MG as queixas da população. Ônibus da Gardênia que quebram no caminho, chegaram a pegar fogo, têm goteiras na parte interna quando chove. Isso ocorre já há alguns anos.
A primeira fiscalização foi após reportagem com queixas de usuários da linha Sertãozinho, no ano passado. Essa linha leva moradores do distrito de Borda da Mata a Pouso Alegre. O DER-MG constatou irregularidades.
E as fiscalizações foram intensificadas em 2024. Entre 10 e 12 de abril, dez veículos da Gardênia foram tirados de circulação, no Sul de Minas, sendo 12 autuados. As linhas foram substituídas por ônibus da Viação Santa Cruz.
“A nova fiscalização (desta semana) foi realizada após as inúmeras irregularidades detectadas em etapa anterior, em outras cidades da região”, afirma Dalla.
Como denunciar
Passou por situação de risco no transporte intermunicipal ou a empresa não respeita os serviços aos usuários? Você pode denunciar o fato pelos canais oficiais do DER-MG: telefone 162 (opção 9), WhatsApp (31) 3915-2022, aplicativo MG App, der.mg.gov.br e atendimento@der.mg.gov.br.
Gardênia tem linhas substituídas pela Viação Santa Cruz após fiscalização