A população deve ficar atenta à atuação de estelionatários que utilizam o nome da Cemig em tentativas de extorsão e golpes na região Sul de Minas. Desta vez, indivíduos que se dizem funcionários da Cemig estão tentando obrigar moradores a adquirirem uma caixa de correspondência específica.
Eles usam o pretexto de que seria uma exigência da companhia para a entrega das contas de energia e que o não cumprimento dessa exigência resultaria em penalidades. Durante a abordagem, os criminosos reafirmam que a instalação da caixa é obrigatória e cobram um determinado valor para instalar o produto.
O Gerente de Recuperação de Receita da Cemig, Wellington Fazzi Cancian, explica que a companhia não faz qualquer exigência com relação à instalação destas caixas, pois cabe ao cliente optar ou não pela colocação. Desta forma, o morador não pode ser coagido à instalação do equipamento a não ser que seja seu desejo.
Para se prevenir contra esses atos fraudulentos, o gerente recomenda que o cliente ligue imediatamente para o “Fale com a Cemig”, por meio do número 116, caso seja procurado para a prestação deste ou de qualquer serviço que gere desconfiança.
Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado boletim de ocorrência, para a segurança do cliente, e para que a Polícia Civil possa conduzir a devida investigação.
Conta por e-mail
Cancian lembra também que a maneira mais segura e prática de receber a conta de energia é fazer a opção pela conta por e-mail. O serviço é gratuito e pode ser solicitado pelos canais de atendimento da Cemig. Em apenas um minuto e sem sair de casa, o cliente pode fazer o cadastro por meio do aplicativo Cemig Atende ou no site da companhia.
Ao optar pela fatura por e-mail, o cliente receberá todo mês em seu correio eletrônico uma mensagem da Cemig (cemig@faturacemig.com.br) com o arquivo da conta de energia. Para garantir o recebimento, é importante manter o cadastro na Cemig atualizado, em especial o endereço de e-mail do titular ou do responsável pelo pagamento da conta.