A empresa de home care Hospitalar é a primeira do setor a obter a recertificação e acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), no Sul de Minas. Esses títulos reconhecem a segurança e qualidade de processos e serviços.
“Estamos entre as três empresas do setor reconhecidas pela ONA, em MG. No Brasil são mais de 1 mil empresas de home care e estamos entre as 25 acreditadas, um grupo bem seleto. Nosso processo gera qualidade e segurança diretamente na assistência na casa das pessoas”, explica Alexsandro Gava, diretor administrativo da Hospitalar.
Ao longo de 14 anos, a Hospitalar oferece atendimento domiciliar a pacientes em 30 municípios de MG. Do cuidado paliativo, equipes de nutrição, medicina, fonoaudiologia, psicologia, imunobiologia, enfermagem à UTI móvel e remoção de pacientes.
O trabalho consolidado e a humanização fortalecem o vínculo com o paciente, no momento em que ele mais precisa. Gava conta que a empresa leva “para a casa do paciente um cuidado, geralmente praticado em hospitais. Fazemos o processo de reabilitação e cuidado paliativo, na casa da pessoa, sem ela precisar ir até um hospital”.
São 244 pacientes fixos além de pessoas que contratam serviços diversos e mais de 1,4 mil colaboradores e prestadores de serviço. Essas pessoas serão impactadas de forma positiva pelo acreditação que a empresa conquista.
O supervisor de processos, Daniel Lima, é um dos três colaboradores que trabalharam nos títulos da ONA. Eles planejaram os processos e mudanças para garantir a excelência de qualidade e segurança nos serviços da empresa.
Parte desses resultados inclui o recém-criado Núcleo de Segurança do Paciente. “Fazemos todo o processo de levantamento das informações necessárias no cuidado do paciente”, explica.
A Hospitalar quer ainda mais, conta Gava. “Trabalhar qualidade é um ciclo de melhoria contínua. Somos recertificados nível 1 e temos projeto para buscar o níveis 2 e 3, além de outras metodologias de qualidade.”
São vários processos para essa evolução, todos na meta da Hospitalar. O analista de processos, Lucas Mateus, cita o exemplo da implantação de uma “gestão mais integrada do paciente. Como monitoramos os indicadores do paciente, o que fazemos com os indicadores, como gerimos melhor a assistência prestada ao paciente”.
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