Está confirmada a primeira morte por Dengue em Pouso Alegre, no Sul de Minas, em 2024. O óbito foi revelado no Boletim Epidemiológico de Arboviroses Urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika), liberado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais no último dia 1º de abril.
Segundo o boletim, a cidade soma 2.421 casos de Dengue, agora com uma morte, além de 16 casos de chikungunya. Não há nenhuma morte confirmada por chikungunya na cidade, neste ano, e também nenhum caso confirmado de Zika.
Não há informações de quem seja a vítima fatal, em qual bairro morava e sua idade. O Terra do Mandu questionou a prefeitura sobre a morte confirmada, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. A secretaria estadual de saúde também não divulgou dados da vítima.
Até o momento, a SES-MG já confirmou nove mortes pela dengue no Sul de Minas. A região já superou neste ano todos os casos confirmados pela doença em 2023. Já são mais de 46,9 mil confirmações no ano.
Até 26/3, Minas Gerais registrou 833.252 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 321.587 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 152 óbitos confirmados por dengue no estado e 541 estão em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 72.084 casos prováveis da doença, dos quais 47.312 foram confirmados. Até o momento, 28 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 28 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 154 casos prováveis. Foram confirmados 15 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.
Confira o documento completo, liberado pelo estado no dia 1º de abril, com números de todos os municípios mineiros. (CLIQUE AQUI)