Pouso Alegre

Prefeitura nega caso de morte por dengue em Pouso Alegre e pede correção do estado

Caso foi noticiado pelo Terra do Mandu neste dia 3/4. Secretaria municipal de saúde pediu correção dos dados no estado, que estavam errados

Iago Almeida / 03 abril 2024

Foto: PMPA

A prefeitura de Pouso Alegre emitiu um comunicado na tarde desta quarta-feira (3/4), informando que não há nenhuma morte confirmada por dengue na cidade. Um erro nos dados do estado apontava uma morte pela doença no município, mas uma correção foi solicitada.

Segundo a nota divulgada pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para a devida correção no Painel de Monitoramento de Casos (que já foi efetuada). O caso de morte tinha sido confirmado, curiosamente, em 1º de abril.

Estado confirmou morte por dengue em Pouso Alegre

Ainda segundo a prefeitura, a cidade soma 2.566 casos notificados, dos quais 571 são confirmados. Mesmo que não haja morte por dengue confirmado na cidade, quatro óbitos estão sendo investigados.

“Salientamos que estamos investigando quatro óbitos, porém, todos seguem os procedimentos de investigação estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sem que tenhamos confirmação de nenhum deles até o momento”, disse a nota.

Veja a nota da prefeitura na íntegra:

“A Prefeitura de Pouso Alegre esclarece à população que não há registro confirmado de morte por Dengue no município. A Secretaria Municipal de Saúde já entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para a devida correção no Painel de Monitoramento de Casos (já efetuada), a qual será refletida no próximo Boletim do Estado.

Além disso, informamos que o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, com dados atualizados até o dia 03/04/2024, revela um total de 2.566 casos notificados, dos quais 571 são confirmados.

Salientamos que estamos investigando quatro óbitos, porém, todos seguem os procedimentos de investigação estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sem que tenhamos confirmação de nenhum deles até o momento.

Reforçamos que os boletins municipais são divulgados todas as sextas-feiras e permanecem à disposição da população para esclarecimentos adicionais. A Prefeitura de Pouso Alegre reitera seu compromisso com a transparência e a saúde de todos os cidadãos, mantendo-os informados sobre a situação epidemiológica do município”. 

Cenário em Minas Gerais

Até o momento, a SES-MG já confirmou nove mortes pela dengue no Sul de Minas. A região já superou neste ano todos os casos confirmados pela doença em 2023. Já são mais de 46,9 mil confirmações no ano.

Até 26/3, Minas Gerais registrou 833.252 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 321.587 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 152 óbitos confirmados por dengue no estado e 541 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 72.084 casos prováveis da doença, dos quais 47.312 foram confirmados. Até o momento, 28 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 28 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 154 casos prováveis. Foram confirmados 15 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.

Confira o documento completo, liberado pelo estado no dia 1º de abril, com números de todos os municípios mineiros. (CLIQUE AQUI)

Mais Lidas