Polícia

Morador agride policial e é baleado durante discussão em condomínio

PM's de folga aparecem armados no condomínio após discussão de perturbação do sossego. Homem baleado e policial foram presos.

Nayara Andery / 25 março 2024

Homem, de 27 anos, é baleado durante confusão em um condomínio de Pouso Alegre, na manhã deste domingo (24/3). A confusão foi entre moradores e policiais militares, que também moram no condomínio, que fica no bairro Jardim Inconfidentes, região do São Cristóvão.

De acordo com a PM, o autor do disparo é um soldado da corporação. A discussão começou por causa de barulho vindo de uma festa no salão do condomínio.

A confusão foi filmada perto da entrada do condomínio, logo após o tiro. O homem baleado fica no chão, ensanguentado. Dois homens e uma mulher aparecem com armas na mão. Eles são policiais militares e moram em um dos blocos.

Antes do disparo, um dos policiais tinha pedido para baixar o som da festa. Os organizadores da confraternização se recusaram a baixar o som, discutiram e xingaram o PM com palavrões. O policial foi até o apartamento e voltou. Ao pedir apoio, foi interrompido por gritos no salão de festas.

Ainda segundo a PM, desse momento em diante começou a discussão entre cinco homens e o policial. Em seguida chega um soldado da PM, de 31 anos, morador do condomínio. Ele teria sido cercado por frequentadores da festa. O policial deu ordem para eles se afastarem, e ao ser agredido por um homem de 27 anos, atirou na perna dele.

Ambulância e equipes da PM chegaram ao condomínio. O baleado foi levado para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Durante a ocorrência foram apreendidas as armas usadas pelos policiais. A perícia técnica foi até o condomínio para colher informações e provas para investigação.

No apartamento do homem baleado foram encontrados e apreendidos um revólver calibre 38, com quatro munições, sem registro, e uma pistola 9 milímetros com 15 munições. A pistola teria sido furtada em SP.

O soldado que atirou foi preso por crime de lesão corporal, após ter recebido atendimento médico. Ele foi liberado após ser constatado que agiu em legítima defesa. O 20º BPM abriu Inquérito Policial Militar para apurar os fatos.

O homem baleado já recebeu alta do hospital e foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil. Ele deve responder pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal e perturbação do sossego.

Os demais envolvidos na festa assinaram um termo circunstanciado de ocorrência e foram liberados para se apresentarem em juízo quando solicitados.

Mais Lidas