A Polícia Militar divulgou mais informações na manhã desta quinta-feira (7/3), sobre o caso do jovem de 18 anos que teria atirado contra o portão de uma escola estadual em Pouso Alegre, na noite desta quarta-feira (6/3). Os tiros foram efetuados no portão da Escola Estadual Vinicius Meyer, que fica no bairro São Geraldo.
De acordo com a PM, após os tiros, os policiais começaram uma operação para encontrar o autor dos disparos. Ele foi localizado na casa de familiares no Bairro Paraíso dos Pescadores, na zona rural de São Sebastião da Bela Vista, cidade vizinha à Pouso Alegre.
Na abordagem, o rapaz foi encontrado com o Revólver Cal.38 utilizado no crime. A PM contou que a arma é produto de furto. Com ele ainda estavam 01 pedra bruta e 11 pedras menores de crack, 01 pote pequeno de cocaína e R$ 3.780.
O crime
O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (6/3), por volta de 21h. Segundo a Polícia Militar, o aluno acabou discutindo com um professor, de 41 anos, durante a aula na Escola Estadual Vinicius Meyer. Ele teria saído da escola sem permissão, ido em casa buscar a arma e retornado.
A PM relatou que testemunhas contaram que o aluno voltou com um revólver escondido debaixo da camiseta, proferindo ameaças e xingamentos contra o professor. Ao tentar entrar na escola, ele encontrou o portão de aço trancado.
Ele então efetuou quatro disparos contra o portão, sendo que dois dos disparos transfixaram o metal e atingiram uma coluna do pátio interior da escola. Alunos e funcionários ficaram assustados. Não houve feridos e ninguém foi atingido. No portão da escola dá para ver os buracos causados pelos tiros.
Aulas são mantidas
Por meio de nota divulgada às 11h40 desta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais informou que a direção da escola agiu imediatamente e que a PM foi acionada e fez ronda no entorno da unidade.
A secretaria confirmou ainda que o Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), composto por uma psicóloga e uma assistente social, está na escola nesta quinta-feira (7/3), acompanhando a situação, prestando atendimento psicossocial e planejando ações em diálogo com os demais estudantes e profissionais da unidade sobre o ocorrido.
Uma reunião será promovida durante o dia, com toda equipe da escola, a Superintendência Regional de Ensino-SRE e a Polícia Militar, onde será analisado o protocolo de segurança que foi seguido pela escola e discussão de novas ações que vão ser traçadas.
Além disso, a gestão da unidade solicitou o apoio da PMMG, por meio da Patrulha Escolar, para dar um suporte de segurança à escola com rondas e monitoramento nesta quinta e sexta-feira (8/3). As atividades pedagógicas na unidade de ensino ocorrem normalmente.
Veja a nota da SEE-MG, na íntegra:
“Sobre o ocorrido na Escola Estadual Vinicius Meyer, em Pouso Alegre, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção da escola agiu imediatamente e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada. Os militares estiveram na escola, fizeram rondas no entorno da unidade e localizaram o estudante, que foi detido e conduzido à Delegacia, na noite desta quarta-feira (6/3).
Sob orientação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, o Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), composto por uma psicóloga e uma assistente social, está na escola, nesta quinta-feira (7/3), acompanhando a situação, prestando atendimento psicossocial e planejando ações em diálogo com os demais estudantes e profissionais da unidade sobre o ocorrido.
Além disso, a gestão da unidade solicitou o apoio da PMMG, por meio da Patrulha Escolar, para dar um suporte de segurança à escola com rondas e monitoramento, nesta quinta e sexta-feira (8/3). As atividades pedagógicas na unidade de ensino ocorrem normalmente.
A SEE/MG reitera que repudia quaisquer atos ou discursos de violência e que a escola é um ambiente de respeito e de paz, e que estes valores devem ser sempre cultivados no ambiente escolar”.