Pouso Alegre

Moradores seguem convivendo com esgoto a céu aberto no São Geraldo

Prefeitura continua com limpeza de ruas. Copasa disse que "água acumulada não se trata de esgoto", mas não é o que flagrou o Terra do Mandu

Iago Almeida / 27 fevereiro 2024

Descaso, revolta e tristeza: assim podemos resumir a situação vivida por moradores do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre. Há anos eles sofrem com os problemas causados pela chuva e pela falta de providências das autoridades. Esgoto a céu aberto, retornando das bocas de lobo, ainda toma conta de várias ruas do bairro.

Nossa equipe flagrou esse esgoto em ruas que já tinham sido lavadas pela prefeitura nesta segunda-feira (26/2). O Executivo enviou também nesta terça-feira (27/2) caminhões pipa e equipe de capina e poda para limpar as ruas do São Geraldo.

Mas, com o esgoto retornando, fezes e dejetos, além de animais peçonhentos, estão impregnados nos bloquetes. Hoje a Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí viajou para Pouso Alegre, para ajudar no atendimento ao bairro.

Quem precisar de ajuda, deve entrar em contato pelo WhatsApp: (35) 99156-5860 ou ir até a Rua Prof. Jorge Beltrão, 147, no centro (atendimento das 8h às 12h e das 14h às 17h).

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, Samu no 192 e ainda o WhatsApp do Gabinete de Crise da Prefeitura de Pouso Alegre (35) 9 9235-1322.

Copasa e Prefeitura se pronunciam

Em nota, a Copasa disse que o extravasamento de esgoto no local foi provocado pelo alto volume de chuvas e que segue monitorando a situação desde o início das ocorrências, com o serviço de manutenção de rede, já tendo sido realizado em algumas vias.

A companhia disse ainda que o serviço está sendo realizado pela prefeitura, por se tratar do empoçamento das águas das chuvas provocado pelas fortes correntezas, e que não se trata, portanto, de “esgoto acumulado”.

Mas, não é o que estamos vendo nas ruas do bairro. Moradores voltaram a enviar imagens para o Terra do Mandu na tarde desta terça-feira, mostrando indignação e revolta com a situação. (Veja na reportagem acima).

Também em nota nota, a prefeitura disse que têm realizado visitas porta a porta nos locais mais afetados para prestar assistência social, proporcionando suporte psicológico, avaliação da saúde e auxílio na obtenção de documentação e doações. E pediu ainda que as famílias fiquem atentas nas portas das casas, para atenderem os agentes.

Sobre os móveis e eletrodomésticos (citado pela moradora na reportagem), a prefeitura disse que abriu um canal de comunicação com empresas para que os interessados possam contribuir com doações e que as famílias devem procurar o CRAS para solicitar essas doações.

A administração confirmou ainda que está fazendo a sucção das águas e lavando as vias do São Geraldo. Sobre este problema com a Copasa, a prefeitura disse que identificou diversos pontos com problemas de esgoto a céu aberto e que acionou a Copasa no bairro.

O executivo confirmou que a limpeza das vias, neste caso, cabe à companhia, mas para agilidade no atendimento aos moradores, a Prefeitura tem feito esta limpeza. Isso mais uma vez desmente a informação repassada pela Copasa.

Nota da Prefeitura na íntegra

Nossas equipes seguem com atendimento (assistencial e saúde) porta a porta das famílias. Além disso, seguimos com a limpeza das vias. As imagens são de hoje no São Geraldo. A Prefeitura de Pouso Alegre está empenhada em atender mais de 400 ocorrências causadas pelas fortes chuvas da última quinta-feira (22). Foi montada uma verdadeira força-tarefa para atender as famílias e recompor a cidade. No caso específico do bairro São Geraldo, equipes iniciaram os atendimentos ainda na quinta-feira.

POLÍTICAS SOCIAIS
Equipes da Prefeitura têm realizado visitas porta a porta nos locais mais afetados para prestar assistência social, proporcionando suporte psicológico, avaliação da saúde e auxílio na obtenção de documentação e doações (a maioria das famílias já recebeu cesta básica, kit de limpeza e colchões). O município ressalta que ainda existem famílias que não foram atendidas, pois não foram localizadas durante o atendimento porta a porta. As equipes estão retornando aos endereços nesta semana, mas reforça o pedido para que essas famílias procurem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para receberem todo o suporte necessário.

DOAÇÕES DE MÓVEIS
Além de todo o atendimento mencionado acima, a Prefeitura está com um canal aberto para doações de roupas, alimentos e kits de limpeza. Para doação de móveis e eletrodomésticos, o município está em contato com empresas e abriu um canal de comunicação para que interessados possam contribuir doando móveis e eletrodomésticos. As famílias que serão beneficiadas serão as cadastradas pelos assistentes sociais durante as visitas porta a porta, por isso é tão importante o recebimento da equipe e as respostas precisas à realidade de cada família.

SAÚDE
Equipes da saúde estão visitando as residências, oferecendo vacinas, apoio psicológico e monitoramento da saúde geral das pessoas. Esforços também estão sendo intensificados para prevenir a leptospirose e combater o mosquito Aedes aegypti.

LIMPEZA DAS RUAS
A Prefeitura está fazendo a sucção das águas e lavando as vias do São Geraldo. As equipes estão concentradas no bairro a partir desta segunda-feira (26), data em que o volume das águas foi reduzido, possibilitando realizar a limpeza neste local. Equipes do cata-treco estão atendendo a região mais de uma vez por dia, tendo em vista que os moradores estão gradativamente colocando os pertences perdidos nas vias. Além disso, mesmo a capina dos passeios sendo de responsabilidade do proprietário, as equipes estão realizando os serviços nas ruas para contribuir com a limpeza. O município ressalta que é importante a colaboração da população para manter as ruas limpas, mas também pede paciência, tendo em vista que quase 100% do bairro necessita dos serviços e é necessário finalizar um ponto para iniciar outro.

COPASA
O município identificou diversos pontos com problemas de esgoto a céu aberto. Diante disso, a COPASA foi acionada para realizar os serviços e, em parte das vias, o serviço foi realizado. A limpeza das vias nestes casos cabe à companhia, mas para agilidade no atendimento aos moradores, a Prefeitura tem feito a limpeza das ruas. A Prefeitura ressalta a importância da população denunciar pontos com problemas na ouvidoria da empresa, bem como no site da Prefeitura (na aba acesso rápido).

Nota da Copasa na íntegra

“A Copasa informa que uma equipe técnica esteve no bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, e foi constatado que o extravasamento de esgoto no local foi provocado pela descarga indevida de um alto volume de água de chuva nas redes coletoras que atendem ao bairro.

Os técnicos da Companhia seguem monitorando a situação desde o início das ocorrências e todas as medidas operacionais necessárias para a manutenção dos trechos de rede que foram danificados estão sendo adotadas, inclusive, com o serviço já tendo sido realizado em algumas vias.

É importante destacar que as tubulações coletoras foram projetadas para receber material líquido e pastoso proveniente do uso doméstico e comercial. Tudo o que foge à regra causa transtornos para toda uma sociedade. 

Canalizar a água da chuva para as redes de esgotamento, por exemplo, pode fazer com que os canos estourem, levar o esgoto a retornar para dentro dos imóveis, junto com ratos e baratas, e até mesmo provocar acidentes de trânsito, já que a grande quantidade de água pluvial pode deslocar as tampas dos poços de visita no meio das ruas. 

Sobre a limpeza das ruas no bairro São Geraldo, a Copasa informa que o serviço está sendo realizado pela prefeitura, por se tratar do empoçamento das águas das chuvas provocado pelas fortes correntezas, não se tratando, portanto, de esgoto acumulado. 

Já com relação à unidade de bombeamento, a Companhia esclarece que ela está operando normalmente e sem nenhum registro recente de interrupção no seu funcionamento”. 

Mais Lidas