Pouso Alegre

Muda o ano e nada muda: Ruas do São Geraldo continuam cheias de esgoto

Prefeitura enviou equipe para limpar o bairro, mas o esgoto continua retornando pelos bueiros, causando alagamento e mau cheiro nas ruas

Iago Almeida / 26 fevereiro 2024

Os moradores do bairro São Geraldo estão indignados com a situação encontrada em várias ruas após as fortes chuvas que caíram na última quinta-feira (22/2) em Pouso Alegre. Depois de quatro dias, vias ainda estão cheias de água, esgoto, lixo e animais peçonhentos.

Os repórteres Iago Almeida e Nayara Andery foram até o bairro nesta segunda-feira (26/2) e conversaram com moradores, que estão cobrando ações da Copasa, Prefeitura e vereadores. A reportagem ainda flagrou esgoto retornando por bocas de lobo, o que tem levado mau cheiro há várias ruas e casas do bairro.

Nesta segunda, a prefeitura enviou equipes de cata-treco, capina e caminhão pipa para realizar a limpeza das ruas do São Geraldo. Mesmo assim, é possível ver que várias vias ainda não receberam o trabalho da administração municipal, que deve continuar atuando no bairro no decorrer da semana.

A Copasa respondeu em nota que “uma equipe técnica esteve no bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, na tarde desta segunda-feira (26/02), e foi constatado que o extravasamento no local foi provocado pela descarga indevida de um alto volume de água de chuva nas redes coletoras de esgoto que atendem ao bairro. Com relação à unidade de bombeamento, a Companhia esclarece que ela está operando normalmente e sem nenhum registro de interrupção no seu funcionamento”.

Treze pessoas continuam em abrigo municipal após chuvas em Pouso Alegre

Protestos

Neste domingo (25/2), moradores do São Geraldo fizeram uma manifestação na principal avenida do bairro. Usando papelão e outros materiais, eles fecharam a Avenida Vereador Antônio da Costa Rios. O material foi incendiado, durante pedido para mais atenção ao bairro contra alagamentos.

Ainda, um novo protesto está sendo marcado pelos moradores, desta vez na Câmara Municipal, durante sessão ordinária dos vereadores nesta terça-feira (27/2). Moradores informaram que vão para o plenário pedir a ajuda do Legislativo.

Mesmo problema enfrentado em 2023

Durante as chuvas de 2023, que também causaram alagamentos no bairro São Geraldo, moradores filmaram o mesmo problema. Inclusive, nossa equipe esteve no bairro e mostrou a situação encontrada em várias ruas. Veja:

Moradores do São Geraldo cobram solução para enchente e esgoto em casas e ruas

Moradora volta a reclamar de água sem escoamento no São Geraldo

Mais Lidas