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Bairros de Pouso Alegre estão há quatro dias sem água após temporal

Na casa de Natália, no São Cristóvão, falta água há quatro dias. Imagem ManduZap.

Casas que foram invadidas pela água e lama durante temporal na última quinta-feira (22/2) estão sem água há quatro dias. Isso se repete em dezenas de bairros e moradores não têm água para cozinhar, fazer higiene pessoal e limpeza.

Os moradores relatam que entram em contato com a Copasa dia após dia, mas sem solução do problema. A Copasa reconhece que 66 bairros foram afetados.

O Terra do Mandu entrevistou moradores do Shangrilá que perderam tudo no temporal. Eles faziam um mutirão de limpeza das casas na última sexta-feira (23/2), enquanto móveis e objetos perdidos eram colocados na rua.

Alguns moradores diziam “olha a água acabou. A gente perdeu tudo e nem tem como limpar essa sujeira. Isso traz um problema de saúde pública.”

Natália Santaniello mora no São Cristóvão. Sem água há quatro dias, ela fica impedida a fazer o básico, desde cozinhar a cuidar da higiene da filha de dois anos e do filho portador de deficiência que exige cuidados especiais.

“Hoje (26/2) já está indo pra 4 dias sem nem uma gota de água. Tenho filho especial, não tem nem como mandar pra escola e tenho um menina de 2 anos. Minha vizinha também tem uma filho especial.”

Ela diz que registrou várias reclamações na Copasa, mas os protocolos se acumulam e a casa continua sem água.  A Copasa cita que o abastecimento será normalizado gradativamente nos bairros atingidos, até a noite desta terça-feira (27/2).

Nota da Copasa

Segundo a Copasa, o temporal aumentou a turbidez da água e impossibilitou o tratamento. Isso deixou o abastecimento intermitente em alguns bairros. “A previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, na noite de de terça-feira (27/02).”

Imóveis “que têm caixas d’água podem não sofrer impactos”. Confira a lista da Copasa com os bairros que ficaram sem água:

“São Geraldo, Aristeu da Costa Rios, Maria Guimarães da Costa Rios, Cruzeiro, Vila Ema, Jardim Paraíso, Jardim Aureliano, Jardim Canadá, Vale do Sol, Curralinho, Cidade Foch, Foch I e II, Jardim Olímpico, São Carlos, Recanto das Rosas, Árvore Grande, Shangrilá, Jardim Mariosa, Francisca A. Rios, Village Sion, Paraíso, Serra Morena, Santa Branca, Residencial Santa Rita, Santa Rita I e II, Santo Expedito I , II e III, Doutor Custódio R. de Miranda, Jardim Califórnia, Flamboyant, Jardim Aeroporto, Jardim Cunhápolis, Jardim Brasil I, Parque Real, Cidade Vergani, Inconfidentes, Bandeirantes I e II, Alto das Oliveiras, Jardim Ypê, Portal Vila Verde, Jatobá, Jacarandá, Paraty, Monte Carlo, São Cristóvão I e II, Cohab I e II, Colina Verde, Morumbi I e II, Gran Royalle, Loteamento São Cristóvão, Caiçara, JK, São Fernando, Cidade Jardim, Dona Nina, Jardim São Fernando, Portal do Ipiranga e Solar dos Quitas.”

O telefone para registrar reclamações na Copasa é 115. O WhatsApp da companhia é (31) 99770-7000.