Uma forte e intensa chuva atingiu Pouso Alegre na noite desta quinta-feira (22/02), deixando estragos e prejuízos em vários bairros da cidade. Os locais mais atingidos foram o Shangrilá, Jardim Olímpico, Árvore Grande, Faisqueira, São Geraldo e Jardim Yara, além do centro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 200 mm de chuva em algumas regiões da cidade. A chuva teve início por volta das 19h e se estendeu durante toda a noite e início da madrugada, deixando pessoas ilhadas e casas, ruas e lojas inundadas.
Vários chamados foram feitos para o Corpo de Bombeiros, que enviou 26 militares e sete viaturas para as ruas. Ao todo, 41 pessoas, além de alguns animais, foram resgatadas após ficarem ilhadas. Elas estavam em locais de risco, com dificuldades de locomoção e que necessitavam de serem retiradas destes locais.
A Rodovia Fernão Dias também foi atingida pelo temporal e pontos de alagamento. Próximo do Distrito Industrial, no km 855, sentido Belo Horizonte. Vídeos mostram pessoas em cima de carros, além de veículos boiando, na rodovia. Veja:
Dois incêndios em menos de 2h
Por volta das 2h da madrugada, um chamado via 193 informou sobre um incêndio em um estabelecimento comercial na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira. Os bombeiros rapidamente deslocaram e conseguiram debelar o incêndio evitando um prejuízo maior ao estabelecimento.
Depois, por volta das 3h20, o Corpo de Bombeiros recebeu um outro chamado para combater um incêndio que ocorreu no Distrito Industrial. No local, um caminhado estacionado no pátio da empresa começou a incendiar.
Segundo os militares, os funcionários da empresa, utilizando o sistema preventivo rede de hidrantes da própria empresa, deram um primeiro combate ao incêndio, evitando que ele se propagasse até a chegada do Corpo de Bombeiros. Não houve feridos.
Motociclista salvo pelos Bombeiros
A atuação de maior destaque foi o salvamento de um motociclista, um homem de 43 anos, que tinha sido arrastado pela enxurrada de córrego que transbordou, no bairro Santo Expedido, baixada do bairro São Cristóvão. Vídeos mostram o desespero de quem acompanhava a ocorrência. O motociclista foi resgatado com vida e passa bem.
Prefeitura promove reunião e limpeza
Ainda durante a madrugada, a Prefeitura de Pouso Alegre mandou equipes para as ruas, para ajudar as famílias atingidas e para limpeza das vias. Com um caminhão pipa, as ruas foram lavadas, principalmente no centro, onde muita lama ficou espalhada pelas ruas.
Na manhã desta sexta-feira (23/02), a Prefeitura promoveu uma reunião com todos os órgãos para avaliar o cenário das chuvas e as medidas que estão e serão tomadas. A reunião aconteceu na sede da administração municipal e contou com a participação de órgãos como a PM, Defesa Civil e Exército.
Ainda durante a noite, o prefeito Coronel Dimas Fonseca gravou um vídeo para informar que estava rodando as áreas atingidas e pedindo para que as pessoas que pudessem, que ficassem em casa até que a situação estivesse normalizada.
Aulas canceladas e escolas atingidas
Ainda durante a noite de quinta, a prefeitura informou que as aulas na rede municipal de Pouso Alegre estão suspensas, nesta sexta-feira (23/2). A intenção é garantir a segurança de alunos e funcionários. As aulas na rede estadual ainda não foram canceladas, apenas na E.E. Vinicius Meyer.
Algumas escolas da cidade foram atingidas, como a Escola Estadual Vinicius Meyer, no bairro São Geraldo, que foi invadida pela água. Um muro da Escola Municipal Professora Clarisse Toledo, no São Cristóvão, caiu e a água também atingiu as dependências do colégio.
O Instituto Federal de Pouso Alegre também suspendeu as aulas. A Univás funcionará normalmente nesta sexta-feira; vídeos mostram que o prédio do Fátima I foi atingido na noite de quinta e alunos ficaram ilhados até que a água baixasse.
Rua Monsenhor Dutra fechada
Por conta do temporal, o asfalto cedeu na Rua Monsenhor Dutra, no centro de Pouso Alegre. Um buraco se formou no meio da rua, que precisou ficar interditada totalmente para veículos.
Emprega P.A e mutirão contra dengue cancelados
Além disso, o evento “Emprega PA”, que estava agendado para acontecer nesta sexta, foi cancelado e será reagendado para outra data. A prefeitura comunicou também o adiamento do mutirão de limpeza, que estava marcado para sábado (24/03), das 8h às 12h, nas regiões da Grande São João, incluindo Guadalupe e Amazonas, Jardim São João, Distrito Industrial e Vista Alegre.