Mais uma grande marca escolheu o Sul de Minas Gerais para centralizar suas operações logísticas. A gigante alemã dos artigos esportivos Adidas inaugurou neste mês, um novo Centro de Distribuição (CD) na cidade de Extrema.
O novo CD está focado no e-commerce de produtos importados e nacionais, com envio para todo o país. O investimento foi de de mais de R$ 70 milhões e realizado pelo operador logístico DHL.
As instalações foram construídas do zero. O novo CD, com cerca de 40 mil m², será o principal hub logístico da adidas no Brasil, atendendo as três áreas (e-commerce, varejo e lojas próprias) de forma sinérgica em um desenho logístico mais ágil, eficiente e tecnológico.
O armazém abriga 50 mil SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) e 5 milhões de itens, um dos maiores estoques esportivos do País (roupas, tênis e acessórios). Nos próximos meses, será instalado no telhado uma usina solar que deve gerar 35% do consumo energético desta operação.
Este projeto gerou 400 postos de trabalho diretos em Extrema, sendo que parte da equipe é originária de outras operações da adidas. A previsão da DHL ainda é gerar 260 empregos nos próximos três anos.
“Este novo CD traz uma nova visão para o desenho logístico da adidas no Brasil. Ele capta as condições mais favoráveis na região e traz um novo fluxo operacional com muita inteligência logística e tecnologia embarcada. Com isso, vamos proporcionar maior agilidade as entregas, confiabilidade e eficiência. Esta será uma das operações mais modernas do Brasil, uma vez que vamos automatizar quase por completo três processos: movimentação da carga no armazém, sorteamento no e-commerce e embalagem”, disse Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain.
O armazém dispõe de esteiras automáticas para agilizar a movimentação interna de carga. Soma-se a isso um equipamento automatizado de sorteamento (separação do produto para envio) e um robô que “lê” qual o item da vez e realiza a embalagem, que será utilizado na área de e-commerce.
Ainda segundo a DHL, para reduzir resíduos não-degradáveis, essas embalagens serão feitas quase exclusivamente com papeis. As entregas desta operação contam ainda com Torre de Controle da DHL que, além de supervisionar, gera dados e insights relevantes para o aprimoramento do negócio.
Empresa global e referência em produtos esportivos
A marca, atual fornecedora de uniformes para os clubes mineiros de futebol (Atlético e Cruzeiro), é mais uma empresa global a ser atraída pelas boas oportunidades de negócios em Minas Gerais, de acordo com a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (Invest Minas), o principal polo logístico e de e-commerce do Brasil.
“A chegada da Adidas a Minas Gerais confirma a posição do nosso estado como uma referência também na atração de investimentos de grandes marcas esportivas nacionais e internacionais”, afirma o o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Ele ressalta, ainda, a localização estratégica que, do ponto de vista logístico, contribui consideravelmente para o impulsionamento da economia mineira. “O CD representa um grande potencial de estímulo de toda uma cadeia, além de fonte de arrecadação, o que significa, na ponta, mais empregos, renda e qualidade de vida para a população”, reforça o secretário.
Fundada em 18 de agosto de 1949 por Adi Dassler, com sede em Herzogenaurach, na Alemanha, a Adidas já nasceu com a vocação para o desenvolvimento de produtos para a prática de esportes. A empresa chegou ao Brasil em 1973 e, hoje, é uma das referências em produtos esportivos também para o público brasileiro.
Andre Biancardini, diretor sênior de Supply Chain Management na Adidas Brasil, compartilha que “o novo centro de distribuição nos garante uma plataforma sólida para o crescimento esperado para a empresa nos próximos anos. A mudança para Extrema nos torna mais próximos dos nossos principais clientes na região, e garante mais tecnologia e automação, com grande foco em sustentabilidade”.
MG se torna um grande polo logístico
Assim como a Adidas, várias empresas globais escolheram Minas Gerais nos últimos anos como centro de suas operações logísticas, reforçando, segundo a Invest Minas, o estado como o principal centro logístico do país atualmente.
Marcas esportivas internacionais, como Nike, Mizuno e Under Armour, e nacionais, como Olympikus e Centauro, são algumas das empresas que possuem estruturas logísticas em Minas para ganhar competitividade no mercado, assim como gigantes do varejo como Privália, Via Log (Casas Bahia e Ponto), Mercado Livre, Amazon, Tok Stok, Chili Beans, entre outras.
Os índices de vacância das estruturas logísticas já estão próximos de zero em algumas localidades. E mais investimentos já estão sendo feitos para ampliar essa capacidade. Desde 2023, foram mais de meio bilhão de reais formalizados no estado em centros de distribuição (CDs).