Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Moradores recebem 150 escrituras de casas após dez anos de espera

Moradora chora de emoção ao receber escritura da casa onde mora após anos de espera. Foto Prefeitura.

Ação da Cohab-MG em Pouso Alegre entrega escritura a moradores que esperavam documento há mais de dez anos.

“Me incomoda que eu quero tudo legalizado e até hoje não podia legalizar. Agora vou ter uma escritura definitiva.” João Augusto Lopes tem 83 anos e realizou o sonho de ter a escritura da casa dele, nesta segunda-feira (19/2). Ele participou da regularização fundiária da Cohab-MG, em Pouso Alegre, com o vice-governador, Mateus Simões.

O senhor João mora desde 1990 em uma casa financiada pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG). Ele quitou o imóvel há dez anos, mas faltava regularizar o documento. A cerimônia no Teatro Municipal entregou 150 escrituras de cinco Conjuntos Habitacionais (CH).

O evento reuniu o vice-governador, o diretor- presidente da Cohab-MG, Ricardo Gontijo e o prefeito Dimas Fonseca. Gontijo disse que Pouso Alegre tem 1.087 imóveis da Cohab construídos em cinco CH. Eles entregaram as escrituras a moradores que atendiam os requisitos para regularização e esperavam por esse momento há mais de uma década.

“Uma escritura definitiva para mim é um sonho realizado, um prazer imenso”, diz senhor João. A viúva Marli da Silva de Sousa se emocionou ao receber a escritura no palco. A casa onde ela mora foi comprada pelo falecido marido, José Antônio de Sousa. Hoje ela recebeu o documento do imóvel e não segurou as lágrimas.

Valdete Silva mora há 20 anos em uma casa financiada pela Cohab, no São Cristóvão e fala da espera. “Tentava conseguir a escritura há anos. É um sonho receber esse documento, estamos todos esperando essa vitória.”

O vice-governador explica os impactos sociais e econômicos das escrituras. “Significa tranquilidade. Você pode vender e até usar o Sistema Financeiro de Habitação. Pode financiar com garantia para reformar o imóvel, comprar outro imóvel ou abrir seu negócio. Quando você faltar, seus filhos podem receber o imóvel. Faz diferença!”

A prefeitura é parceira nesse projeto do Governo de MG. Colaboradores da Secretaria Municipal de Políticas Sociais atendem em conjunto com a Cohab nesse projeto. “Essa ação de hoje caracteriza uma parceria com o Governo do Estado através da Cohab. E temos outras parcerias”, explica o prefeito.

Márcia Lopes descreve a sensação de ter a escritura. “É realizar um sonho depois de mais de 10 anos e normalizar a situação da casa. E no meu caso vou pegar um termo de isenção do ITBI na prefeitura, o que vai facilitar bastante.”

Novas regularizações em breve

O projeto de regularização prevê três etapas. A primeira foi um mutirão de triagem e atendimentos entre governo de MG e prefeitura, em 2023. A recente entrega de 150 escrituras é a segunda etapa.

A próxima fase acontece em março. Segundo a Cohab, moradores que têm contratos de gaveta ou documentação irregular do imóvel por outros motivos serão recebidos no Fórum. A parceria entre Cohab, prefeitura e Sejusp-MG vai beneficiar mais 50 pessoas com as escrituras de imóveis.