Pouso Alegre

Casos de Dengue e Chikungunya disparam e especialistas fazem alerta

Casos prováveis da doença dobraram em uma semana no Sul de MG; Em Pouso Alegre, paciente lida com sequelas da chikungunya e busca ajuda

Iago Almeida / 24 janeiro 2024

O número de casos prováveis de Dengue mais do que dobrou em apenas uma semana no Sul de Minas, pulando de 1.043 para 2.504. Um aumento de 140%, o que tem preocupado autoridades.

Entre as cidade do entorno, a que soma mais casos é Inconfidentes, com 136 prováveis em 2024, sendo 119 registrados apenas em uma semana. Já Pouso Alegre soma 19 casos, sendo 15 de pessoas infectadas dentro do município e 4 fora.

O levantamento de índice rápido para Aedes Aegypt, realizado neste mês de janeiro, apontou alto risco em Pouso Alegre. Os bairros com maior índice de infestação são o São Geraldo, Centro, Cidade Jardim e Árvore Grande. Já os casos confirmados estão todos concentrados na região do bairro São João.

Na região, a primeira morte em 2024 foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde neste dia 22 de janeiro, em Monte Belo. Óbitos também estão sendo investigados em Cabo Verde, Varginha, Campo Belo. O especialista explica quais as gravidades e riscos para quem não busca atendimento.

Mas, é importante lembrar que não é possível ter Chikungunya mais de uma vez. Sendo infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Mas, cerca de metade dos pacientes evolui para a forma crônica, que pode durar até três anos. Para quem é infectado, a dor muitas vezes é insuportável.

O Terra do Mandu conversou com o representante comercial Lucas Soares de Melo. Ele foi infectado pela Chikungunya no fim de dezembro de 2023 e luta com as sequelas da doença. Ele ainda pede ajuda para pagar seus tratamentos, pois precisou se afastar do trabalho. Quem quiser ajudar, há a chave PIX (celular) – 35998543507.

Mais Lidas