Pouso Alegre

Pouso Alegre ganhará superintendências de Proteção Animal e Defesa Social

Empresa Marco Zero foi a contratada, por licitação, para ampliação e reforma do Centro de Bem-Estar Animal, com investimento de R$ 1.026.439,26

Iago Almeida / 22 janeiro 2024

Foto: PMPA

A Prefeitura de Pouso Alegre anunciou a criação de duas novas superintendências na cidade: a Superintendência Municipal de Proteção e Cuidado Animal e a Superintendência de Defesa Civil e Social. O anúncio foi feito no último dia 19 de janeiro.

Vale destacar que a Defesa Civil atualmente é linkada como um setor do Gabinete da Prefeitura. Agora passará a ser uma superintendência e será desvinculada do cuidado aos animais, que será outra importante superintendência.

“Diante dos recentes acontecimentos, reconheci a urgência de criar uma Superintendência dedicada ao cuidado e proteção de nossos leais companheiros de quatro patas, diferenciando as responsabilidades da Defesa Civil. A proposta de criação da Superintendência Municipal de Proteção e Cuidado Animal é uma iniciativa do poder executivo que será submetida à Câmara Municipal para aprovação”, enfatiza o Prefeito Cel Dimas.

Segundo a administração, a mudança visa fortalecer a proteção animal, promovendo um convívio mais harmonioso em Pouso Alegre. A decisão foi dada após as polêmicas envolvendo uma eutanásia em um pitbull saudável no canil municipal, no começo de janeiro.

O Prefeito Cel Dimas ainda salienta que “a nova Superintendência terá servidores capacitados e uma estrutura mais adequada, visando proporcionar um ambiente acolhedor e de qualidade para profissionais e animais. O propósito é aprimorar continuamente o bem-estar, é um passo fundamental nesse caminho. Conto com o apoio para consolidar esse avanço em nosso compromisso com o cuidado e respeito aos seres que compartilham nosso lar.”

Um projeto de lei para criação das superintendências deve ser encaminhado à Câmara, para análise e votação dos vereadores, no próximo mês. Ainda não há uma data concreta para votação dos vereadores.

Reforça e ampliação do Canil

A administração comunicou ainda a contratação da empresa que ficará responsável pela ampliação e reforma do Centro de Bem-Estar Animal do município. O investimento, segundo o município, é de R$ 1.026.439,26.

A licitação para a realização dessas melhorias foi publicada em 21 de dezembro de 2023 e teve sua abertura na última quinta-feira (18) às 9h; a empresa contratada para o serviço foi a Marco Zero.

Atualmente são apenas 19 baias individuais e 14 coletivas no local, além de um gatil. Há capacidade de 60 cães e 15 gatos, mas o canil conta hoje com 113 cães e 12 gatos. Ou seja, há superlotação. O local fica no bairro Algodão e tem cerca de 2 mil metros quadrados.

“O Centro desempenha papel crucial no desenvolvimento de políticas para o bem-estar animal, buscando excelência nos serviços diários à comunidade. As melhorias propostas incluem a adição de 36 baias, reformas na sala de cirurgia para atender normas sanitárias, a construção de um gatil separado entre outras melhorias”, informou a Prefeitura.

Recentemente nossa equipe esteve no Centro de Bem-Estar Animal e mostrou a situação do local, que está abrigando quase o dobro de sua capacidade de animais (cães e gatos). Veja a reportagem:

Situação do caso pitbull

No início do mês de janeiro de 2024, um Pit bull saudável de 7 anos foi sacrificado no canil e o caso gerou revolta. Aquiles, estava perdido nas ruas do Centro quando foi recolhido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao canil municipal.

De acordo com o boletim de ocorrência, a direção do canil optou por eutanasiar Aquiles porque, segundo o documento, o animal era perigoso e o canil não possuía espaço suficiente para recebê-lo.

O ministério público foi acionado e informou no dia 11 de janeiro, que a promotoria de Pouso Alegre instaurou notícia de fato, com objetivo de apurar o caso, e requisitou informações ao município. A prefeitura afastou o médico veterinário e instaurou uma sindicância para resolver o caso.

“A Promotoria de Justiça de Pouso Alegre informa que após ser informado sobre os fatos, o Ministério Público instaurou Notícia de Fato e requisitou informações ao município”, disse o MPMG.


Mais Lidas