Uma moradora da zona rural de Itutinga, no sul de Minas, registrou um momento raro em uma cachoeira que fica nos fundos de sua residência. Um grande volume e água desceu pelo local, a Cachoeira do Raulino, nesta segunda-feira (15/01).
O fenômeno é conhecido como Cabeça D’água e é muito comum nesta época do ano na região sul do estado. Conhecida como Terra das Águas, Itutinga fica na mesma região de Carrancas e Luminárias, outros dois municípios que possuem diversas cachoeiras.
Os vídeos que mostram a cabeça d’água foram registrados por Janaína Conceição. Em conversa com o Terra do Mandu, ela relatou que mora no local há mais de 20 anos e que a cachoeira fica aos fundos da casa dela. Toda vez que chove, ela disse que vai até a cachoeira para registrar imagens.
“Em 20 anos que estou aqui, eu nunca vi tanta água assim. Eu moro pertinho da cachoeira. Choveu cerca de 3 horas direto, de manhã. Passando a chuva eu fui lá e vi aquele tanto de água”, contou Janaína Conceição.
A Cachoeira do Raulino é também um complexo e impressiona pelo porte avantajado das quedas e pela quantidade e força das águas. Ela é composta por 4 cachoeiras: a da Ponte, a de Cima, a do Raulino e a de Baixo.
A Cachoeira de Baixo chega a cair na Represa de Camargos quando esta está com o nível alto e as águas encobrem a praia abaixo da cachoeira. Esta cachoeira está localizada a 9 km da cidade de Itutinha, sendo 1 km por terra, na estrada que liga ao município de Carrancas.
Capitão chama atenção para cuidados
Durante sua participação no episódio #53 do Mandu Cast, capitão Eduardo Simões citou cuidados que devem ser seguidos e o que a pessoa deve fazer quando esse fenômeno acontece. Veja o episódio completo: