O 17º Departamento da Polícia Civil de Pouso Alegre lançou, nesta quarta-feira (10/1), uma nova ferramenta de apoio ao combate à violência contra a mulher. Trata-se do projeto ‘Chame a Frida’.
O serviço já está em funcionamento, 24 horas por dia. Através de um número de WhatsApp a vítima pode dar início ao atendimento instantaneamente.
O sistema de inteligência artificial dá as opções para a mulher seguir com o atendimento. É possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.
O Terra do Mandu acompanhou o lançamento do projeto e traz todos os detalhes na reportagem acima.
O chefe do 17º Departamento, Pedro Bezerra, e a delegada da mulher em Pouso Alegre, Renata Brizzi, explicam que o objetivo é encorajar e facilitar as denúncias para que esse crime seja combatido, com os autores punidos. VEJA ACIMA
VEJA OS NÚMEROS DO CHAME A FRIDA
O projeto está em vigor nas delegacias regionais de Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço, que fazem parte do 17º Departamento de polícia Civil.
Confira os números do WhatsApp para chamar a Frida: (31) 99235-0451 (delegacia de Pouso Alegre), (31) 99804-6992 (delegacia de Itajubá) e (31) 97558-2525 (delegacia de São Lourenço).
Representantes de outros órgãos e instituições, que formam a rede de enfrentamento à violência doméstica, também participaram da apresentação do ‘Chame a Frida’.
Estavam presentes membros do CREAS, CIAMPAR, Instituto Elo, e os representantes das forças de segurança: Tenente coronel Célio, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Tenente coronel Tavares, comandante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, Tenente Nogueira, do Bombeiros Militar, e Tarek, representando a Polícia Rodoviária Federal.