Equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e São Paulo resgataram um homem que tinha caído em um local de difícil acesso na Serra da Mantiqueira, na divisa dos dois estados.
O resgate ocorreu dois dias após a vítima sofrer a queda em um penhasco, no local conhecido como Pedra da Onça. O homem, de 45 anos, ficou sem alimentação e sem conseguir se movimentar.
A vítima, que mora em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Sul de Minas, teria sofrido o acidente na terça-feira (26/12) e passado o resto do dia e noite gritando por socorro. Mas, apenas na quarta-feira, turistas ouviram os gritos e avisaram os bombeiros de São José dos Campos (SP).
Os bombeiros de São Paulo solicitaram o apoio da corporação mineira às 18h de quarta-feira (28/12), que enviou equipes de Pouso Alegre e Extrema para a área do resgate.
De acordo com os bombeiros de Minas, “para chegar ao local foram horas de deslocamento por trilhas no período noturno, partindo do distrito de Monte Verde, chegando à Pedra da Onça por volta de meia-noite. Onde encontraram com uma equipe de Bombeiros Militares de São Paulo que integraram o grupo para, conjuntamente, realizarem o resgate”.
Os militares tentaram, ainda durante a madrugada, chegar mais próximo do ponto indicado pelos turistas como local onde ouviram os gritos por socorro. Para a vítima, aquela já era a segunda noite sem conseguir se movimentar, sem alimentos e submetido a baixas temperaturas.
Os bombeiros tentaram um primeiro rapel, mas vegetação densa e o revelo bastante irregular da serra impediram a ação.
Depois de uma madrugada por trilhas e abrindo caminho em meio a mata fechada, as equipes de salvamento encontraram um ponto favorável para tentar o acesso à vítima já próximo ao amanhecer.
Daquele ponto, foi realizado o rapel de, aproximadamente, 70 metros de descida. As equipes conseguiram acessar a vítima, identificada no local como Leandro.
Os militares realizaram os procedimentos de primeiros socorros. Leandro recebeu alimento, foi aquecido e devidamente estabilizado para aguardar a remoção.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar de São Paulo, auxiliou na retirada da vítima do local e levado para um hospital da região da Mantiqueira.
O trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e São Paulo durou 22 horas até colocar a vítima em ponto de resgate pela aeronave.