Graffiteiros da Area 35. Foto: Pixelart
Santa Rita do Sapucaí, conhecida como cidade criativa, cidade feliz, sedia o Fórum de Arte Urbana 035. Serão dois dias, nesta sexta e sábado (29/12 e 30/12), com música, palestras e graffiti. O evento é aberto ao público e as principais atividades são na Escola Estadual Sanico Teles.
O Fórum é realizado pela Associação de Cultura e Artes “José Antonio Lobo” (Acajal), de Pouso Alegre, e do Coletivo Area 35 Crew, que reúne graffiteiros do Sul de Minas.
A presidente da Acajal, a empreendedora cultural Mariana Sayad, destaca a importância do Fórum como uma ferramenta para discutir o graffiti e a cultura hip hop na região e dar visibilidade aos artistas que atuam neste universo.
William Rowe, fundador do Coletivo Area 35 Crew, em 2014, fala sobre a proposta do evento: “Evidenciar a arte do graffiti em todos os seus quesitos e estilos e fomentar o crescimento desta arte, mostrando aos mais jovens o verdadeiro significado de ser um graffiteiro e diferenciar o que é graffiti, o que é arte urbana. ”
Rowe ressalta a participação dos convidados para o evento que inclui, além dos graffiteiros, profissionais do hip hop e happers: P.MC, rapper e representante da música rap e também sócio educador do projeto Pé de Palavra, de Juiz de Fora; Diego Dais, artista urbano, de Santa Rita do Sapucaí; B.Boy Neo, representante do Break Dance, de Paraisópolis; Paty, graffiteira e arte-educadora, de Lavras; Anjiko DJ, representante da cultura dos toca discos, de Pouso Alegre e também dos grupos de hip hop de Paraisópolis e de Lavras.
“Durante o evento, será possível acompanhar a criação de um painel de graffiti no muro da escola, agregando ainda mais cor e vida ao cenário urbano de Santa Rita do Sapucaí”, destaca o grafiteiro Tadeo 186.
O projeto é executado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais por intermédio de uma emenda parlamentar da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), militante da questão racial estrutural e incentivadora das práticas culturais, que envolvem a população negra e periférica. A inciativa tem o apoio da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM
Sexta-feira – 29 de dezembro
9h – 10h30 – Palestra: história do graffiti no Vale do Sapucaí – com artistas do coletivo AREA 35
10h30 – 11h – Preparação para oficina: como utilizar os materiais para um graffiti – com artistas do coletivo AREA 35
11h – 12h – Oficina: Explicação sobre técnicas e materiais do graffiti e início da criação do mural colaborativo, com a participação de alunos e artistas – ministrado pelos artistas do coletivo AREA 35 e convidados
14h – 16h – Mesa-redonda: arte urbana, graffiti e identidade cultural, com a participação da arquiteta Ângela Marques, de Pouso Alegre
9h às 17h – Música com o Dj Carlos Blexo
Sábado – 30 de dezembro
08h30 – Boas-vindas
9h – 12h – Oficina: finalização do mural colaborativo, com a participação de alunos e artistas do coletivo AREA 35 e convidados
14h – 15h – Roda de Conversa – Pé de Palavra, com mestre Pê e B.BOY NEO
9h às 17h – Música com DJ Anjiko
Foto: Pixelart