Pouso Alegre

Com 196 inscritos, Lei Paulo Gustavo seleciona 95 projetos em Pouso Alegre

Esta é a maior participação em editais municipais da história de Pouso Alegre, superando a Lei Aldir Blanc, entre 2020 e 2021

Iago Almeida / 20 dezembro 2023

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Cultura, concluiu a fase de análise de mérito cultural dos 196 projetos inscritos nos editais municipais da Lei Paulo Gustavo. Ao todo, 95 propostas foram selecionadas .

O processo, que contou com uma Comissão de Seleção formada por técnicos da pasta, resultou nas propostas aprovadas em três resultados, publicados na seção Editais no site da Prefeitura.

Agora, inicia-se a fase de Habilitação, momento em que os proponentes devem enviar documentos previstos nos editais para a comprovação dos pré-requisitos exigidos. A previsão é de execução total dos R$ 1.360.527,63 repassados pelo Governo Federal e ainda dos rendimentos gerados na conta do município.

Quais os projetos aprovados?

Só na área do audiovisual, linguagem artística com maior volume de inscritos, foi possível aprovar 34 produções de obras, incluindo filmes curta-metragem, web-séries, videoclipes, videoartes e games, além de projetos de desenvolvimento de roteiros e produções futuras, como longa-metragens. Outros três projetos aprovados têm o objetivo de apoiar salas de cinema e ações de cinemas de rua e cinemas itinerantes em bairros periféricos.

Nas demais áreas, que incluiu todos os outros fazeres culturais e artísticos, foi possível selecionar 53 projetos que irão resultar na concessão de bolsas culturais para a criação, formação, pesquisa, residência artística e preservação da memória e da cultura de Pouso Alegre.

Outros dois projetos selecionados, ainda visam a manutenção e desenvolvimento de espaços culturais afetados financeiramente pelas restrições da pandemia.

Maior participação da história

Com editais simplificados e critérios de avaliação que olharam também para o perfil dos proponentes e das equipes envolvidas, o processo já é avaliado como um modelo para os próximos.

“Conseguimos uma seleção que, mesmo ainda distante do atendimento pleno da demanda, nos deixa mais próximos de um resultado inclusivo, com maior diversidade e melhor distribuição dos recursos. Isso só foi possível com a participação ampla de toda a sociedade e a escuta de agentes culturais em movimentos recentes, como o plantão de dúvidas do Instituto EmpoderaMinas durante o edital, e eventos anteriores, como as consultas públicas e a conferência municipal de cultura realizadas pela Comissão Organizadora Executiva, que direcionaram a gestão pública para ações assertivas em busca de garantir a Cultura como um direito de todos”, ponderou o gerente de projetos culturais da Superintendência, Renan Moreira.

De acordo com a Prefeitura, esta é a maior participação em editais municipais da história de Pouso Alegre, superando a Lei Aldir Blanc, que recebeu 193 inscrições nos editais lançados entre 2020 e 2021.

Mais informações junto ao Departamento de Projetos Culturais, que agora estende o atendimento também ao WhatsApp, como o mesmo número de contato: (35) 3449-4123.

Mais Lidas