Região

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Atuando junto à Escola Municipal Professor Benedito de Carvalho Lopes, em Cambuí, Cooper-Rio MG conta com 39 estudantes associados

Informe Publicitário / 18 dezembro 2023

Sicredi Conexão – Fundação Cooper Rio MG. Foto: Divulgação

Dentre as ações sociais da Sicredi Conexão, está o programa Cooperativas Escolares, que são associações de estudantes com finalidade educativa. Agora, o programa também está presente em Minas Gerais, com a fundação da Cooper-Rio MG, a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em solo mineiro, com atuação junto à Escola Municipal Professor Benedito de Carvalho Lopes, no bairro Rio do Peixe, em Cambuí, Sul de Minas.

A assembleia geral de fundação da Cooper-Rio MG, com 39 estudantes cooperados, ocorreu no último dia 13/12, com a presença da comunidade escolar, lideranças e autoridades locais, colaboradores e a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná.

Com uma proposta pedagógica que incentiva a prática da cooperação, as Cooperativas Escolares podem desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício de seus associados.

Além da Cooper-Rio MG, a Sicredi Conexão possui outras 10 Cooperativas Escolares em sua área de atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo a presidente Angelita, esta fundação é mais um marco importante na história da Sicredi Conexão, pois é a primeira experiência com o programa no Estado de Minas Gerais.

“Acreditamos muito na importância desta iniciativa de educação, pois o programa é um grande laboratório de empreendedorismo colaborativo. Entendemos que colaborar não apenas amplia e aprimora habilidades, mas também promove um ambiente onde ideias diversas convergem para soluções inovadoras, fortalecendo laços e preparando os adolescentes para desafios futuros”, afirma a presidente.

“Ao trabalharmos de forma cooperativa, construímos relações sólidas, aprendemos uns com os outros, desenvolvemos a capacidade de dialogar e se relacionar, alcançando objetivos com mais eficácia. A educação, alicerçada no desenvolvimento da mentalidade, é a chave para formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo, contribuindo para a construção de um futuro mais inclusivo, próspero e sustentável” – salienta a presidente.

As Cooperativas Escolares propõem que os alunos participantes sejam protagonistas em todas as etapas. Nesse sentido, a presidente da Cooper Rio-MG, Tauany Cristina da Silva, assegura que esta ação, realizada entre a escola e o Sicredi, fará com que os cooperados possam crescer juntos, nunca esquecendo o verdadeiro espírito do cooperativismo.

“As Cooperativas Escolares têm como objetivo ajudar os estudantes a desenvolverem o trabalho em equipe, aprenderem a lidar com diversas opiniões e pontos de vista diferentes, apoiando os alunos a interagirem uns com os outros, além de sentirem-se necessários para ajudar os colegas, pois ela representa união e cooperação. Então, participar desta iniciativa está sendo muito importante para todos, pois vai nos ajudar a aprimorar a oralidade, a criatividade e a reflexão, além da liderança, pensamento criativo e raciocínio lógico”, destaca Tauany.

O percurso

A ideia de implantação da Cooper-Rio MG iniciou ainda em 2022, quando o Sicredi foi convidado pela Secretaria de Educação de Cambuí a conhecer a Escola Municipal Professor Benedito de Carvalho Lopes e apresentar as ações desenvolvidas pela instituição financeira cooperativa, voltadas à educação.

A partir da demanda de implantação da Cooperativa Escolar, iniciaram os momentos de sensibilização junto aos professores, pais e alunos. Seguindo uma metodologia específica do programa, no decorrer deste ano foram realizadas diversas atividades, entre elas, dinâmicas de sensibilização sobre cooperação e cooperativismo, palestras e oficinas que prepararam os estudantes para a constituição da cooperativa e para a assembleia de fundação.

Os alunos que fazem parte do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, são do 6º ao 8º ano. Em 2024, os trabalhos da Cooperativa Escolar terão sequência, mantendo a metodologia do programa.

Mais Lidas