Região

Promotor libera veículos após pane em pedágio de Santa Rita do Sapucaí

Praça de pedágio teve falta de energia elétrica na tarde desta segunda-feira (11/12). Promotor interferiu e liberou passagem de veículos.

Nayara Andery / 12 dezembro 2023

O promotor de justiça Francisco Amaral liberou a passagem de veículos na praça de pedágio da BR-459, em Santa Rita do Sapucaí. Uma fila se formou na cabine automática após falta de energia elétrica nesta segunda-feira (11/12).

Ele passa pela rodovia todos os dias. Isso aconteceu às 13h15, quando ele seguia de Pouso Alegre para o trabalho, na Comarca de Santa Rita do Sapucaí. Ao ver a fila, ele interferiu. “Ultrapassou o limite de 400m (de fila). Eu determinei a abertura e não abriram ainda.” A ação foi filmada por ele e por pessoas que passavam pelo local.

“Pedi para a fiscal do dia na praça, abrir as cancelas. Ela falou que ia falar com o superior. Estava demorando demais para abrir. Tomei a iniciativa de pedir para os carros passarem até terminar essa fila imensa que estava lá.”

Ele acrescenta que foi preciso interferir, “pois o contrato de concessão prevê limite máximo de 400m de fila. E será instaurado um outro procedimento administrativo por esse descumprimento (da fila) e mais uma vez eles serão administrativamente responsáveis por esse descumprimento.”

Promotor libera veículos após pane em praça de pedágio na BR-459. Imagem enviada ao Manduzap.

A concessionária EPR Sul de Minas disse em nota que houve falta de energia elétrica nessa praça de pedágio, às 12h52 de segunda-feira. “Imediatamente a concessionária acionou o plano de contingência, com acionamento da equipe de rota de inspeção de tráfego para garantir a segurança dos usuários, sem causar prejuízos do tempo de passagem pela praça de pedágio. Durante toda contingência, a concessionária cumpriu os parâmetros contratuais.”

Ela cita que a situação foi normalizada na tarde de segunda-feira. “A concessionária reforça que presta atendimento 24h. Caso o usuário precise de apoio, o contato da central de atendimento é o 0800 290 0459.”

Segundo o promotor, situações como essa da fila extensa podem ampliar riscos de acidentes. “Os carros estavam parados na curva, por um determinado período. Não tinha nenhum funcionário da EPR orientando no local.”

Ele explica que o Ministério Público se reúne há algum tempo com a EPR, para tentar resolver problemas existentes nessa praça de pedágio. “Tivemos uma reunião com a diretora-presidente dessa praça e citamos pontos a serem priorizados por eles. Um deles é observar o limite máximo de fila e colocar uma placa onde seria esse limite.”

Mais Lidas