A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou a tabela da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2024, previsto para começar no dia 24 de janeiro, uma quarta-feira. O Pousão estreia contra o América, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
Já a estreia em casa, no Estádio Manduzão, será na segunda rodada (que será disputada entre 27 e 28 de janeiro). O adversário é o Tombense. Depois o Pousão pega o Ipatinga (fora), Itabirito (em casa), Democrata GV (em casa), Athletic (fora), Cruzeiro (em casa) e encerra contra o Patrocinense (fora).
O Pousão vai receber o Cruzeiro em Pouso Alegre após dois anos. O último jogo entre as equipes no Estádio Manduzão aconteceu em 2021, pela 10ª rodada do Mineiro daquele ano, quando Paulo Henrique fez aquele gol que ficou conhecido como “gol de uma perna só”.
O jogador se machucou no lance e mesmo pulando com apenas uma perna, conseguiu estufar as redes da raposa. Lembrando que naquele ano, devido à pandemia da Covid-19, o jogo foi promovido sem torcida nas arquibancadas.
Também destacamos na tabela o clássico entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, que será realizado na Arena MRV, na terceira rodada da competição. O Pouso Alegre está no grupo do Villa Nova, Atlético/MG e Uberlândia, por isso não enfrenta as três equipes na primeira fase.
Leia também: Pouso Alegre anuncia pacotão de jogadores para disputa do Mineiro 2024
Veja todos os jogos do Mineiro:
Detalhes do Campeonato Mineiro
O Campeonato Mineiro de 2024 está previsto para começar no dia 24 de janeiro, com término no dia 6 de abril, e seguirá nos mesmos moldes de 2023. Ao todo, 12 times disputam a competição.
O Pouso Alegre está no Grupo B, ao lado de Atlético-MG (cabeça de chave), Uberlândia (vice-campeão do Módulo II) e Villa Nova (que também estará na Série D de 2024, junto do Pousão). Veja os demais:
Na primeira fase do campeonato, os times enfrentam as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um (quatro em casa e quatro fora). O primeiro de cada uma das chaves e o segundo melhor colocado dos três grupos passam à semifinal.
A equipe que tiver melhor campanha vai mandar o jogo de volta. O time de melhor campanha terá vantagem na semifinal, além de ser o mandante do segundo jogo da fase decisiva.
Como nesta temporada, um triangular com as três equipes de piores campanhas na fase de grupos será disputado para definir dois rebaixados para o Módulo II do Mineiro de 2025. Já os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência.
Durante toda a competição o VAR estará à disposição nos jogos. Vale lembrar também que os clássicos entre Coelho, Galo e Raposa terão os mandos de campo invertidos na comparação com o torneio em 2023.
Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.